O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DÍÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

SESSÃO EXTRAORDINÁRIA N." 10-A

1013-1OJ4

EM 23 DE NOVEMBRO DE 1914

Presidência do Ex.mo Sr. Yitor HHgo de Azevedo Coutmbo

Secretários os Ex,mos Srs,

Sumário.—Feita a chamada, abre a sessão com a presença de 85 Srs. Deputados, achando-se o Governo representado pelos Srs. Ministros dos Estrangeiros (Freire de Andrade} e da guerra (Pereira de E ca).

*

£J lida e aprovada a acta da sessão anterior.

O Sr. Presidente do Ministério (JBernardino Machado} lê o relatório da proposta de lei que autoriza o Poder Executivo a intervir militarmente na actual luta armada internacional como aliado da Inglaterra e lê em seguida a nota ilucidativa desta proposta de lei, redigida de acordo entre os Governos Português e Britânico, e na qual se reconhece a vantagem desta atitude para uma e outra nação.

É aprovado que a proposta ministerial entre imediatamente em discussão. Usada palavra o Sr. Machado Santos. Segue-se no uso da'palavra o Sr. Afonso Costa. Fala o Sr. António José de Almeida. O Sr. Brito Camacho usa da palavra. O Sr. Alexandre Braga apresenta em nome do seu partido uma moção em que saúda o exército de terra e mar e que é aprovada por unanimidade. O Sr. Manuel José da Silva manda para a mesa uma declaração de voto. O Sr. Presidente do Ministério (Bernardino Machado) associa-se às palavras de saudação da moção do Sr. Alexandre Braga, associando-se igualmente a elas os Srs. Mesquita Carvalho, Machado Santos e Brito Camacho.

E a proposta ministerial aprovada por unanimidade. Interrompe-se a sessão, a Am de aguardar a resolução do Senado. Reaberta a sessão, usa da palavra o Sr. Presidente do Ministério (Bernardino Machado} que termina por saudar o Povo Português, erguendo um viva à República Portuguesa. Produz-se uma entusiástica manifestação na sala e nas galerias da Gamara, sendo aclamado o Sr. Ministro da Inglaterra em Portugal, que se achava na tribuna do corpo diplomático.

E a sessão encerrada.

Baltasar de Almeida Teixeira Alexandre Augusto de Barros

Abertura da sessão às 14 horas e ôô minutos.

Presentes 8ô Srs. Deputados.

São os seguintes:

Adriano Cromes Ferreira Pimenta.

Afonso Augusto da Costa.

Alberto de Moura Pinto.

Alberto Souto.

Albino Pimenta de Aguiar.

Alexandre Augusto de Barros.

Alfredo Ernesto de Sá Cardoso.

Alfredo Guilherme Howell.

Alfredo Maria Ladeira.

Alfredo Rodrigues Gaspar.

Álvaro Nunes Ribeiro.

Álvaro Xavier de Castro.

Américo Olavo de Azevedo.

Aníbal Lúcio de Azevedo.

António Alberto Charula Pessanha.

António Aresta Branco.

António do Carvalhal da Silveira Teles de Carvalho.

António Joaquim Ferreira da Fonseca.

António José de Almeida.

António José Lourinho.

António Maria de Azevedo Machado Santos.

António Maria da Cunha Marques da Costa.

António Maria Malva do Vale.

António de Paiva Gomes.