O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA PORTUGUESA

DIÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

SESSÃO N.° 1

EM 2 DE DEZEMBRO DE 1915

Presidência do Exmo. Sr. Francisco de Sales Ramos da Costa

Secretários os Exmos. Srs.

António Marques das Neves Mantas
João José da Conceição Camoesas

Sumário. - Abre a sessão com a presença de 70 Srs. Deputados.

É lida e aprovada a acta da sessão anterior.

Dão entrada na sala e tomam assento os Srs. Deputados José Barbosa, Costa Dias e Henrique de Vasconcelos.

O Sr. Presidente declara que, tendo de proceder-se à eleição da Mesa, interrompe a sessão por 15 minutos.

Reaberta a sessão, procede-se à eleição.

O Sr. Presidente nomeia para escrutinadores os Srs. Gastão Rodrigues e Francisco Cruz.

O Sr. Presidente anuncia à Câmara o resultado da eleição e convida os eleitos a tomarem posse dos seus respectivos lugares.

O Sr. Manuel Monteiro ocupa o lugar da Presidência, secretariado pelos Srs. Baltasar Teixeira e Alfredo Soares.

O Sr. Presidente (Manuel Monteiro) agradece à Câmara a prova fé confiança que acaba de receber.

Usam da palavra, dirigindo os seus cumprimentos ao Sr. Presidente, os Srs. Alexandre Braga, Cirnas Machado, Aresta Branco e Costa Júnior.

O Sr. Presidente agradece as demonstrações da Câmara.

Dá-se conta do expediente.

São admitidas à discussão algumas proposições de lei, já publicadas no "Diário do Govêrno".

Lê-se na Mesa uma carta do ex-Presidente do Ministério, Sr. José de Castro.

Dá entrada na sala e toma assento o novo Ministério.

O Sr. Presidente do Ministério (Afonso Costa) lê a sua declaração ministerial.

Usa em seguida da palavra o Sr. Alexandre Braga (em nome da maioria parlamentar), terminando por mandar para a Mesa uma moção. Lida na Mesa, é admitida.

Usam em seguida da palavra os Srs. Simas Machado, Aresta Branco e Costa Júnior que lê e manda para a Mesa uma declararão em nome do Partido Socialista.

Usa da palavra o Sr. Castro Meireles que manda para a Mesa uma moção. É admitida.

O Sr. Urbano Rodrigues requere a prorrogação da sessão até serem votadas as moções apresentadas. É aprovado.

Usa da palavra o Sr. Malva do Vale.

O Sr. Presidente do Ministério agradece as palavras, dos oradores precedentes e responde às considerações dos representantes dos partidos.

Lê-se na Mesa a moção do Sr. Alexandre Braga. É aprovada.

Lê-se na Mesa, em seguida, a moção do Sr. Castro Meireles.

O Sr. Moura Pinto requere, e a Câmara aprova, que seja dividida em duas partes a moção do Sr. Castro Meireles.

É rejeitada a primeira parte e aprovada a segunda.

O Sr. Presidente encerra a sessão, marcando a seguinte com a respectiva ordem do dia.

Abertura da sessão: - Às 15 horas.

Presentes à chamada 70 Srs. Deputados.

São os seguintes:

Abílio Correia da Silva Marçal.
Abraão Maurício de Carvalho.
Albino Pimenta de Aguiar.
Alexandre Braga.
Alfredo Maria Ladeira.
Alfredo Soares.
Aníbal Lúcio de Azevedo.
António Alberto Charula Pessanha.
António Aresta Branco.