O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 5 de Agosto de 1918 25

o Ministro ordenou que o agrónomo químico, Sr. Monteiro, chefe da 2.ª secção de géneros alimentícios, fizesse rapidamente a análise do mesmo açúcar, que em 10 de Maio se encontrava concluída. Pelo relatório da análise apresentada pelo mesmo agrónomo, despachou o Ministro para imediatamente ser executado o seguinte:

"Autorizo a firma Hinton & Sons a entregar imediatamente à indústria de refinaria as 200 toneladas de açúcar que vieram no vapor Beira, devendo indicar ao Ministério quais as refinarias a que as confiou, para que estas fiquem fiéis depositárias dêste açúcar e só o distribuírem aos retalhistas que o Ministério indicar, ao preço da tabela. £ 22-5911$. - Machado Santos".

Em 23 foi feito à firma Hinton um ofício com o n.° 1:263, em que lhe comunicava a resolução e despacho acima.

Êste ofício foi assinado pelo director geral, Sr. José Francisco da Silva.

Hinton leva sete dias sem pôr em execução o teor do citado despacho, e quando o Ministro preguntou o resultado das suas ordens, Hinton respondeu à secção que não tinha recebido tal ofício e menos conhecia tal resolução. É bom lembrar que Hinton mentia, porque logo no mesmo dia 23 foi informado pelo chefe da secção do que se tinha passado com o Ministro, e tanto assim é que comunicou, em resposta ao Sr. Costa, chefe da secção dos açúcares, que estava pronto a entregar à fábrica Hornung todo o seu açúcar ao preço de $42 o quilograma.

Em 27 ou 28 do mês referido, Costa comunicou êste caso a S. Exa. o Ministro, fazendo mais a declaração de que Hinton entregaria tambêm o citado açúcar ao Govêrno por igual preço e que lhe tinha oferecido, a seu espontâneo arbítrio, $41 por cada quilograma, com o que o Ministro não concordou. Esta comunicação, feita pelo Sr. Costa, foi derivada duma conferência que êle teve com Hinton na sua farmácia, segundo b mesmo Sr. declarou.

O Ministro não só não concordou como estranhou o facto da firma Hinton não ter cumprido o seu despacho; e foi nesta ocasião que, tendo conhecimento de que a mesma firma não tinha recebido o ofício acima citado, portador do seu despacho, indignado ordenou que, por uma segunda via, acompanhada do respectivo protocolo, para que no mesmo fôsse marcado dia e hora da sua chegada ao respectivo destino, se dêsse novamente conhecimento do referido despacho.

Após tudo o que acabo de relatar dá-se o facto de Machado Santos ter deixado a pasta, facto êste lamentável e que tam funestas consequências trouxe ao momentoso problema da carestia da vida, quando tam vários e complexos assuntos que à mesma espinhosa pasta se prendem, começavam tomando um aspecto animador que jamais voltarão a ter.

Com êste facto a firma em questão, aproveitando o momento, "veio novamente requerer para refinar e vender de sua conta todo o. seu açúcar e uma parte do mesmo destinado à indústria. (Este pedido é posterior à data do citado despacho ministerial pelo qual êle já deveria de ter refinado todo o seu açúcar e entregado ao Govêrno, facto que não se consumou).

No mesmo requerimento comprometia--se a vender todo o seu açúcar que tivesse de ser refinado ao preço de $44 cada quilograma e o excedente destinado às indústrias o venderia por menos $05 (valor de refinação), ou seja a $39 cada quilograma.

Como não tivesse resposta a êste requerimento dirigiu-se ao Ministro, então o Sr. Fernandes de Oliveira, e dessa conferência conseguiu por meio de ordem verbal a licença para colocar o seu açúcar como muito bem entendesse (segundo o seu requerimento existente e apenso ao processo da mesma firma, com data de 7 ou 8 do mesmo mês - S. E. O.)

Após esta conferência deram entrada na secção do açúcar grande número de requisições, acompanhadas do dito requerimento, em que se apurou novamente, que estavam mais ou menos nas condições a que se refere o relato feito na primeira página dêste relatório, e que perfazia a totalidade em quilogramas, que então já era mais (300 toneladas), recebidas pela mesma firma.

Em 24 foi presente ao director geral ainda José Francisco da Silva, um parecer para acudir ao êrro cometido pelo Ministro dando a ordem acima, em que