O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA PORTUGUESA

DIÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

SESSÃO N.° 7

EM 13 DE DEZEMBRO DE 1918

Presidência do Exmo. Sr. António Lino Neto

Secretários os Exmos. Srs.

Francisco dos Santos Rompana
João Calado Rodrigues

Resumo. - Feita a chamada, abre a sessão com a presença de 67 Srs. Deputados. Lida a acta da sessão anterior, é aprovada por 72 votos, sem discussão. Dá-se conta do expediente. A Câmara não reconhece a urgência do negócio apresentado pelo Sr. Cunha Lial. A Câmara autoriza que sejam retiradas as propostas apresentadas na sessão anterior pelo Sr. Secretário de Estado dos Abastecimentos.

O Sr. Albano de Sousa protesta contra os serviços dos caminhos de ferro. O Sr. Secretário de Estado do Interior (António Bernardino Ferreira) promete transmitir aquelas considerações ao seu colega dos Abastecimentos.

O Sr. Vítor Mendes propõe que se envie ao Parlamento Francês um voto de sentimento pela morte de Edmond Rostand. É Concedida a urgência. Usam da palavra sôbre a proposta os Srs. Marcolino Pires, Alfredo Pimenta, Campos Monteiro, e em nome do Govêrno, o Sr. Secretário de Estado das Colónias (Vasconcelos e Sá). É a proposta aprovada.

O Sr. Gabriel dos Santos envia para a Mesa um requerimento que justifica, acêrca dos navios ex-alemães.

Usa da palavra o Sr. Secretário de Estado do Interior (António Bernardino Ferreira), sôbre o caso do Sr. Deputado Teles de Vasconcelos.

Segue-se no uso da palavra o Sr. Aires de Ornelas, que envia para a Mesa uma proposta. Torna a usar da palavra o Sr. Secretário de Estado do Interior (António Bernardino Ferreira).

Fala o Sr. Celorico Gil.

Segue-se o Sr. Cunha Lial. O Sr. Moreira de Almeida requere para se considerar como questão prévia a moção do Sr. Aires de Ornelas. Entra em discussão a questão prévia. O Sr. Marcolino Pires, em nome da maioria, dá o seu apoio à proposta. O Sr. Moreira de Almeida apresenta diversas considerações. Usa da palavra o Sr. António Horta Osório. Lêem-se na Mesa algumas modificações na constituição das comissões. O Sr. Maurício Costa protesta contra os acontecimentos relativos ao Grémio Lusitano. Responde-lhe o Sr. Secretário de Estado do Interior (António Bernardino Ferreira).

O Sr. Cunha Lial refere-se ao tratamento dos presos políticos. Responde-lhe, como membro do Govêrno, o Sr. Secretário de Estado das Colónias (Vasconcelos e Sá).

O Sr. Campos Monteiro refere-se a uma querela dada ao jornal portuense "A Pátria. O Sr. Secretário do Estado das Colónias (Vasconcelos e Sá) promete transmitir aquelas considerações ao seu colega da Justiça. O Sr. António Horta Osório, pede providências acêrca do cacau de S. Tomé. O Sr. Marcolino Pires julga conveniente a exportação da lã churra. Responde aos oradores antecedentes o Sr. Secretário de Estado das Colóniatf (Vasconcelos e Sá).

É a sessão encerrada.

Srs. Deputados presentes à abertura da sessão:

Abílio Adriano Campos Monteiro.
Adelino Lopes da Cunha Mendes.
Adriano Marcolino de Almeida Pires.
Afonso José Maldonado.
Aires de Ornelas e Vasconcelos.
Albano Augusto Nogueira de Sousa.
Alberto Castro Pereira de Almeida Navarro.
Alberto Dinis da Fonseca.
Alberto Pinheiro Torres.
Alberto de Sebes Pedro de Sá e Melo.
Alexandre José Botelho de Vasconcelos e Sá.
Alfredo Augusto Cunhal Júnior.
Alfredo Machado.
Alfredo Marques Teixeira de Azevedo.
Alfredo Pimenta.