O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 2 de Dezembro de 1919 5

o seu trabalho, nesta nova fase que hoje se inicia, seja o mais profícuo e honroso para a Pátria e para a República.

O orador não reviu.

O Sr. Júlio Martins: - Acabou a Câmara do prestar uma alta homenagem de que V. Exa. é digno pelos seus merecimentos e qualidades e pela forma imparcial como dirigiu os trabalhos na anterior sessão.

Em nome dos Deputados que me acompanham, felicito V. Exa. pela sua eleição.

O orador não reviu.

O Sr. António Granjo: - O Partido Liberal orgulha-se de haver votado no nome de V. Exa. para a presidência desta Câmara, e fê-lo não só com a consciência de que praticava um dever em atenção às altas qualidades pessoais e aos serviços que V. Exa. à República tem prestado, mas tambêm por um certo dever de gratidão, porque V. Exa. tem sido o defensor dos direitos de todos os Deputados.

Estou certo de que V. Exa. continuará dêsse alto lugar a defender os direitos que a Constituição e o Regimento concedem a todos os Deputados indistintamente, por isso me felicito, e felicito V. Exa. pela sua eleição.

O orador não reviu.

O Sr. Ramada Curto: - Sr. Presidente: pedi a palavra para, em nome da minoria parlamentar socialista, cumprir o dever de felicitar V. Exa. pela sua recondução num cargo que tam distintamente tem sabido desempenhar.

Se é um acto que muito honra e dignifica esta Câmara, Cie representa ao mesmo tempo a legítima consagração dos méritos de um homem que, novo ainda, tem sabido conquistar de todos que o conhecem, bem como do país inteiro, pela sua brilhante e alevantada acção na vida política, a admiração, o respeito e o reconhecimento de todos os portugueses, sem distinção de cores políticas. (Apoiados).

V. Exa. é uma unidade útil, e muito útil, no seu país.

Reconhecendo-o, mais uma vez a Câmara dos Deputados, presta uma justa homenagem às suas qualidades de carácter. (Apoiados).

Vozes: - Muito bem!

O orador não reviu.

O Sr. Álvaro de Castro: - Em nome da maioria desta casa do Parlamento, felicito sinceramente V. Exa., Sr. Presidente, pela sua nova ascensão a êsse alto lugar, fazendo votos por que procure quanto possível que os trabalhos da Câmara corram regularmente, como na sessão anterior, e que esta sessão legislativa seja mais produtiva para o país em obras de fomento e de administração do que aquela que findou, preparando assim um futuro melhor.

Espero que esta Câmara tambêm dê ao país a impressão de uma perfeita unidade de vistas quanto aos pontos e problemas nacionais, e que embora divergentes nos vários partidos políticos que nela têm representação, possam, contudo, colaborar numa obra útil com a intensidade e o sentimento patrióticos que a todos anima, concorrendo para o engrandecimento da Pátria. (Apoiados).

A maioria parlamentar têm vivido, ou viveu na sessão passada, numa íntima comunhão com os partidos que têm representação nesta Câmara, e quero continuar nesta sessão legislativa a manter a mesma atitude de cordealidade e de lialdade para com os Deputados que aqui têm assento, sem distinção.

Não haverá da parte daqueles que compõem o Partido Republicano Português, ou que do seu grupo parlamentar fazem parto, uma atitude para com os outros partidos que não seja essencialmente alevantada e patriótica, como significando que qualquer fôrça política organizada é absolutamente útil e necessária à República para a sua consolidação, sua defesa e seu progresso. (Muitos apoiados).

Vozes: - Muito bem.

O orador não reviu.

O Sr. Sá Cardoso (Presidente do Ministério e Ministro do Interior): - Em nome do Govêrno quero tambêm associar-me à manifestação prestada pela Câmara ao Sr. Domingos Pereira pela sua reeleição ao elevado e delicado cargo de Presidente desta casa do Parlamento, o que demonstra a confiança que todos depositam em S. Exa., de que continuará a dirigir os trabalhos parlamentares com aquela correcção e imparcialidade que lhe são peculiares.