O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPUBLICA PORTUGUESA

DIÁRIO DA CAMARA DOS DEPUTADOS

SESSÃO N.º 5

EM 8 DE DEZEMBRO DE 1919

Presidência do Exmo. Sr. Domingos Leite Pereira

Secretários os Exmos. Srs.

Baltasar de Almeida Teixeira
António Marques das Neves Mantas

Sumário. - A sessão abre com a presença de 60 Srs. Deputados. Lida e aprovada a acta sem discussão, dá-se conta do expediente.

O Sr. Presidente comunica que o Sr. Mesquita Carvalho apresentou o seu pedido de renúncia ao lugar de vice-presidente da Câmara e entende que se deve insistir junto de S. Exa. para que desista do seu propósito. Os Srs. António Maria da Silva, António Granja e Fusco de Vasconcelos, em nome dos seus amigos políticos, manifestam o desejo de que o Sr. Mesquita Carvalho volte ao lugar de vice-presidente, incumbindo-se o Sr. Presidente de lhe transmitir êsse desejo. - Admitem-se várias propostas e projectos de lei.

Antes da ordem do dia. - O Sr. Pais Rovisco pede a presença do Sr. Presidente do Ministério. - A Câmara rejeita a urgência pedida pelo Sr. Manuel José da Silva (Pôrto) para tratar de vários assuntos. - O Sr. Joaquim Brandão chama a atenção do Sr. Ministro do Comércio e Comunicações (Ernesto Navarro) para a necessidade de vários melhoramentos em matéria de viação, respondendo-lhe o Sr. Ministro. - O Sr. Presidente comunica que, em virtude da manifestação da Câmara, u Sr. Mesquita Carvalho desistiu do seu pedido de renúncia. - O Sr. Mesquita Carvalho explica a sua atitude e agradece a manifestação da Câmara. - O Sr. Eduardo de Sousa pede a presença do Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros (Melo Barreto)- O Sr. Pais Rovisco aprecia a obra do Govêrno e a questão da ordem pública. - O Sr. Orlando Marçal ocupa-se de vários assuntos, respondendo-lhe os Srs. Ministros do Trabalho (José Domingues dos Santos) e do Comércio. - Os Srs. Ministros do Trabalho e do Comércio mandam propostas de lei para a Mesa.

Ordem do dia. - Procede-se à eleição de várias comissões. - O Sr. Plínio Silva apresenta uma moção para que se interrompam os trabalhos durante três minutos, em homenagem às vitimas do dezembrismo, no segundo aniversário da sua morte e aos que evitaram que triunfasse êsse movimento. A Câmara aprova e a sessão interrompe-se por três minutos. - O Sr. Brito Camacho prossegue o seu discurso de interpelação ao Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros sôbre o negócio da compra de arroz em Espanha. - São proclamados três Deputados e toma assento o Sr. Cunha Lial. - Dá-se conta do resultado da eleição de comissões. - O Sr. Presidente encerra a sessão, marcando a imediata com a respectiva ordem do dia.

Srs. Deputados presentes à abertura da sessão:

Alberto Jordão Marques da Costa.
Álvaro Pereira Guedes.
Angelo de Sá Couto da Cunha Sampaio Maia.
António Albino de Carvalho Mourão.
António Albino Marques de Azevedo.
António Augusto Tavares Ferreira.
António Cândido Maria Jordão Paiva Manso.
António da Costa Ferreira.
António da Costa Godinho do Amaral.
António Joaquim Granjo.
António José Pereira.
António Maria da Silva.
António Marques das Neves Mantas.
António Pais Rovisco.
António de Paiva Gomes.
António Pires de Carvalho.
Augusto Pereira Nobre.
Baltasar de Almeida Teixeira.
Bartolomeu dos Mártires Sousa Severino.
Custódio Martins de Paiva.
Diogo Pacheco de Amorím.
Domingos Cruz.
Domingos Frias de Sampaio e Melo.