O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário da» Sessões do Congretio

O Sr. Presidente (às 18 horas e 25 minutos}:— Estão presentes 116 Srs. Congressistas.

Está aberta a sessão.

Leu-se a acta, que foi em seguida aprovada.

O Sr. Presidente: — O Congresbo foi convocado para reunir em sessão conjunta a fim de deliberar sobre a prorrogação da sessão legislativa.

Vai ler-so a proposta aprovada, na Câmara dos Deputados.

Foi lida.

Proposta

Porque não foi ainda sequer iniciada a discussão do Orçamento para o próximo ano económico, e .is duas Câmaras do Congresso terão também do ocopar-se, antes de encerrar-se a corrente sessão legislativa, de diversos outros assuntos igualmente importantes à vida do Estado ou atinentes ao bem geral da Nação:

Proponho que esta mesma sesslo legislativa seja prorrogada até o dia 30 dê Junho próximo futnro.— O Deputado, A. de Almeida Ribeiro.

O Sr. Almeida Ribeiro: — Sr. Presidente: .1 proposta que acaba de ser lida na Mesa foi aprovada na Câmara dos Deputados, e doía resultou a reunião do Congresso. •

A fim de V. E.\.a poder, pois] submetê-la à apreci.ição do Congresso, eu vou mandar para a Me^a uma proposta tendente a prorrogar a sessão legislativa até 30 de Junlio.

Em vista dos assuntos que há a, tratar, muito principalmente os orçamentos, cuja discuss.To nem sequer ainda foi começada, não uio pareci1, a meu ver, qne a prorrogação seja excessiva, P oxalá, Sr. Presideute, quo os trabalhos decorram por forma a que, na data que eu proponho, a sessão legislativa possa ser encerrada depois de termos cumprido a tarefa que nos incumbe. • Termino, mandando para a Mesa a proposta a qne me refiri. -

Tenho dito.

O Sr. Presidente:--Vai ler-se a proposta enviada para a Mesa pelo Sr. Almeida Kibeiro.'

foi lida, admitida e posta em discussão.

Proposta

Porque não foi ainda sequer iniciada a discussão do Orçamento para o próximo ano económico, e as duas Câmaras do Congresso ter3o também do ocupar &e, antes de encerrar-se a corrente sessão logiblativa, de diversos outros assuntos igualmente importantes à vida do Estado, ou atinentes ao bem geral da Nação:

Proponho que esta mesma sessão legislativa seja prorrogada ate o dia 30 de Junho próximo futuro.—-4 de Almeida Ribeiro.

O Si. Jorge Nunes: —Sr. Presidente: quando o Sr. Almeida Ribeiro mandou para a Mesa, na sessão da Câmara dos Deputados, a sua proposta, eu tive ocasião do dizer que era lamentávpl que S. Ex.3 se visse na necessidade de a apresentar o agora nSo tenha senão de confirmar o quo então disse, pois a verdade ó que ela não vem senão provar o quanto desordenados têm sido os trabiilhos da Câmara, quf, SP não a desprestigia, em todo o caso dA. lugar a situações la-montá\ei-i.

A Constituição, Sr. Presidente, manda apresentar as propostas orçamentais até 15 de Janeiro, e se bem que esse preceito constitucional fOsse cumprido, o que é certo é que já são decorridos dois meses e essa discussão ainda, não foi iniciada, •pois estou certo que se túéssemos aproveitado melhor o tempo não nos veria-mos agora obrigados a prorrogar & sessão legislativa.

Este lado da Câmara, Sr. Presidente, todas as vezes que lhe exigem sacriiícios não se nega a fazô-los, e assim damos o nosso voto a essa pi oposta, visto desejarmos tornar tanto quanto possível legal a vida de quem ocupa aquelas cadeiras, não deixando, no emtanto, de fazer uma análise ju^ta a todos os diplomas postos om discussão, visto que entendemos que isso é de toda

Estamos na oposição, o que equivale a dizer que estamos na minoria.