O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

6

, Não houve Parlamento e quando este funcionou extraordinariamente não houve ensejo para eu pedir aos Srs. legisladores, que me habilitassem com este projecto de lei.

. Já vê. pois, S. Ex.a como o pedido de urgência e dispensa do Regimento está justificado, e como era necessário que eu viesse agora propor à votação do Parlamento este projecto nas condições eni que o íaço.

E o projecto necessário? É urgente? Não o negou S. Ex.a ,;E ele de alto interesse público?

Não o negou também S. Ex.a e tanto assim que, coerente com os princípios que defendeu no início do seu discurso, declarou S/Ex.a dar o seu voto ao projecto.

Disse o Sr. José Maria Pereira que lhe parecia haver aumento de despesa. Não há.

Os quadros são os mesmos. Xão havia pois necessidade de vir ao Parlamento pedir créditos, ou qualquer reforço de verba.

Não negando ao Sr. José Maria Pereira o alcance público deste projecto que vem beneficiar a instrução e não negando também S. Ex.a a sua necessidade, o projecto está justificado.

Por todas estas razões, Sr. Presidente, estou certo de que o projecto em discussão não deixará de ser aprovado pelo Senado.

Apoiados.

O orador não reviu.

. O Sr. Silva Barreto: — Pedi a palavra, Sr. Presidente, para declarar que voto a proposta de lei em discussão, por isso que vem regularizar uma situação perfeitamente anormal relativamente aos cursos complementares dos liceus, sobretudo em Lisboa onde a área é enorme. ' Poucos argumentos tenho que produzir a favor da proposta, por quanto o Sr. Ministro cê Instrução já sobejamente a justificou.

Todos sabem que a República tem procurado levantar a instrução em Portugal tornando, tanto quanto é possível, profícuo, e menos dispendiosOj o ensino licoaL

De ora avante esse ensino ficará melhorado, o que decerto concorrerá para que a frequência nos liceus aumente con-siderávelmeníe.

Diário das Sessões do Senado

Dou, pois, o meu voto à proposta em discussão, esperando que a Câmara o aprove.

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Presidente:— Está esgotada a inscrição.

Vai votar-se.

Procedendo-se à votação, foi a proposta aprovada na generalidade e na especialidade.

O Sr. Estêvão de Vasconcelos : — Re-

queiro dispensa da última redacção para esta proposta e para a que há pouco foi aprovada, referente ao adiamento das eleições dos corpos administrativos. Foi aprovado.

O Sr. Silva Barreto: — Requeiro urgência e dispensa do Regimento para a discussão de uma proposta que está sobre a Mesa relativa a um crédito de 5.500$ destinado a despesas da Junta do Crédito Público.

Lê-se na Mesa. E o seguinte:

Projecto de lei

Artigo único. E autorizado o Governo a abrir no Ministério das Finanças, n favor do mesmo Ministério, um crédito especial da importância de 5.500$ destinado à ocorrer, na Junta de Crédito Público, às despesas a efectuar com a renovação dos livros de registo e folhas de estatística dos pagamentos de juros e amortizações dos títulos da dívida pública, nominativos e ao portador.

O Sr. Presidente: gência.

Foi dispensada.

O Sr. Presidente: Pausa.

-Vai votar-se a ur-

•Está em discussão.

O Sr. Presidente: — Como nenhum Sr. Senador pede a palavra, vai votar-se.

Foi aprovado na generalidade e na es-pecialidade.

O Sr. Arantes Pedroso:—Requeiro dispensa da última redacção para a proposta que acaba de ser aprovada.