O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário das Sessões do Senado

Mudadas pela 2.a Secção, que tem nm outro ponto de vista, um outro critério.

Pelo que respeita à alienação de bens nacionais entendo que esses assuntos devem ser presentes à 2.a Secção, porque se prendem com a economia nacional. " Eram estas considerações que eu queria fazer, certo de que V. Ex.a as tomará sob o aspecto em que eu as quis colocar, e nunca que elas representem qualquer espécie de crítica à distribuição mandada fazer por V. Ex.a

Tenho dito. 1 O orador não reviu.

O Sr. Presidente: —-Quando as propostas representam aumento de despesa mando-as à l.a Secção para as estudar debaixo do ponto de vista financeiro. Não quere isto dizer que a 2.a Secção mão as discuta depois sob o ponto de vista de direito.

O Sr. Herculano Galhardo: — Sr. Presidente : sob~o ponto de vista financeiro, a Secção não tem outra cousa a dizer senão que as propostas trazem aumento de despesa para o país.

; Mandando-as V. Ex.a à l.a Secção o que consegue é que haja uma perda de tempo, porque a ida à Secção, a volta, a elaboração do voto e o entrar em ordem do dia, com as 48 horas de intervalo, importam uma perda de tempo de, pelo menos, sete ou oito dias. Se fossem imediatamente à 2.a Secção esta podia estudar o assunto imediatamente sob o ponto de vista que interessa e com o critério jurídico que a l.a Secção não tem. •' No tocante ao aspecto financeiro é tam clara a proposta, que me parece absolutamente inútil que ela precise de oito dias para ser estudada pela loa Secção. • O orador não reviu.

O Sr. Ribeiro de Melo: — Sr. Presidente': o mês passado pedi a palavra para quando estivessem presentes os Srs. Ministros do Comércio e o da Instrução. Há pouco tempo ainda pedi a V. Ex.a o favor de fazer chegar às mãos do Sr. Ministro das Finanças a informação do meu desejo de que S. Ex.a comparecesse nesta casa do Parlamento. Até hoje, porém, ne-iahum Sr. Ministro aqui compareceu, à excepção do Sr. Ministro da Justiça.

Peço, por isso, a V. Ex.a, o favor de comunicar, a alguns Srs. Ministros o desejo que tenho da presença de S. Ex.as nesta Câmara.

O orador não reviu.

O Sr. Presidente: — Não sei se S. Ex.as aqui vêm 'hoje. O que posso ó mandar preguntar.

Vejo pela inscrição que os Srs. Senadores desejam conversar com todos os Srs. Ministros à excepção do Sr. Ministro da Agricultura, o que só para falar com o Sr. Ministro do Comércio há seis Srs. Senadores inscritos.

O Sr. Augusto de Vasconcelos : — Sr. Presidente: outro dia pedi a palavra para quando estivesse presente o Sr. Ministro do Interior e Presidente do Ministério, que prometeu vir a esta Câmara.

Estou esperando a chegada desse Sr. Ministro, e peço que assim que S. Ex.a chegar, e depois de ele naturalmente fazer à Câmara a exposição do que se passou em Lisboa, Almada e Vendas Novas a propósito da última revolta, V. Ex.,a mo dê a palavra, para eu conversar com S. Ex.a

Mas visto estar no uso da palavra desejava preguntar se algum dos membros do Governo está habilitado a dizer o que se passa a respeito da greve académica.

<_:Já à='à' de='de' foram='foram' providências='providências' revelia='revelia' algumas='algumas' tomadas='tomadas' p='p' tem-se='tem-se' caso='caso' deixado='deixado' um='um' correr='correr' magnitude='magnitude' tal='tal'>

Parece que é um assunto que merece toda a atenção; parece-me que se lhe deve pôr termo por uma forma sensata e equir tativa, e não me consta que até agora tenha havido outras providências que não seja a da nomeação de uma vaga comissão.

Ora isto não me parece que seja a melhor forma de atender a um estado de cousas prejudicial para o ensino, prejudicial para os interesses das famílias dos alunos, e prejudicialíssimo então para o desenvolvimento do ensino técnico no nosso país.

O Sr. Ministro da Justiça e dos Cultos