O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

t)íárío âaa Ressoe» ao Senado

' Gomo está presente o ilustre Presidente do Ministério e Miuistro do Interior, rogo a S. Ex.a a fineza de transmitir ao Sr. • Ministro do Comércio, as considerações que vou fazer, sobre um assunto de grande importância para o distrito que tenho a honra de representar nesta casa do Parlamento.

iâr. Presidente: é frequente a interrupção de comunicações telegráficas, entre as ilhas de S. Jorge e Graciosa e a sede do distrito ein consequência da rotura do cabo submarino que ligada ilha de S. Jorge com a ilha do Pico. Este facto íem--se dado várias vezes e sempre por longos prazos de tempo, o que acarreta às ilhas de S. Jorge e Graciosa enormes prejuízos.

. Presentemente a situação é quási a mesmc, e não pela rotura do cabo que liga b. Jorge com o- Pico, mas pelas roturas do cabo que liga a ilha do Pico com a Terceira e do que liga a mesma ilha do Pico com o Faial.

E a situação é .quási a mesma, porque a Graciosa dá comunicação directamente pelo telégrafo com a ilha cie S. Jorge e esta também liga directamente com a ilha do Pico, de forma que, presentemente um telegrama expedido de S. Jorge vai para a estação da ilha do Pico e aí fica até que o estado do mar permita que vá embarcação ao Faial para o telegrama seguir nessa embarcação para a Horta e dali ser expedido pela telegrafia sem fios para o resto do mundo.

' • V. Ex.% Sr. Presidente do Ministério, compreende perfeitamente os graves transtornos e prejuízos que esta situação acarreta pura os povos de S. Jorge e G raciosa.

Geralmente, Sr. Presidente, um telegrama é para tratar de ura assunto urgente, de um assunto que requere imediata resolução e já V. Ex.as vêin a urgência com que pode ser resolvido um assunto tratado por telegrama, que £ca na ilha do Pico dias e dias à espera que o mar dê licença para ele seguir para o Faial.

Todo este mal, 'toda esta situação, todos estes prejuízos e transtornos se evitavam com a instalação de postos radiote-legráficos: um em S. Jorge e outro na Graciosa.

Das nove ilhas que constituem o arquipélago dos Açores, só três não tem tele-

grafia sem fios: a ilha do Pico, que pertence ao distrito da Horta, e as ilhas Graciosa e S. Jorge que pertencenm ao distrito de Angra.

A instalação, pois, de postos de telegrafia sem fios Das ilhas de S. Jorge e Graciosa impõe-se como um acto de absoluta necessidade.

Chamo a atenção do Governo para este assunto e peço ao ilustre cheíe do GoVêr-no que, com o seu prestígio e a sua autoridade, 'com a boa vontade com qae sempre trata dos assuntos de interesse público, se digne interessar-se junto do Sr. Ministro do Comércio para que sejam dadas providências a fim de que no mais curto prazo de tempo se transforme em realidade a aspiração, os desejos justificados e justíssimos dos povos de S. Jorge e Graciosa, que também têm o direito de ser ouvidos e atendidos pelos altos poderes do Estado," que igualmente têm o direito de comparticipar dos progressos da civ-i-lização.

Tenho dito.

O Sr. Presidente do Ministério, e Ministro do Interior (António Maria da Silva):— Sr% Presidente: ouvi atentamente as considerações feitas pelo ilustre Senador Sr. Martins Ferreira, devendo dizer que as acho perfeitamente justas,- embora, por exemplo, o Porto Santo esteja em muito mais precárias condições, pois não tem comunicações com parte alguma do mundo. Todavia, eu transmitirei as considerações do ilustre Senador ao Sr. Ministro do Comércio e certamente S. Ex.a com o Governo atendê-las há na medida do possível.

Tenho dito.

O Sr. Presidente: — Vai entrar-se na

OBDEM DO DIA

i

O Sr. Presidente : — Como não esta presente o Sr. Ministro dos Estrangeiros para se poder realizar a interpelação do Sr. Júlio Dantas, vai entrar em discussão o projecto n,° 100, relativo à brevidade no pagamento dos vencimentos e melhorias dos funcionários insulares.

Vai ler-se.