O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

760 ACTAS DA CÂMARA CORPORATIVA N.º 65

bastante mais onerosas do que é normal, nomeadamente pelo facto de, não sendo estanque, se tornar necessário bombear continuamente.
Há, pois, que impermeabilizá-la, permitindo assim tornar menos onerosas as beneficiações do material flutuante dos serviços de marinha e possibilitar a sua utilização por outros barcos em condições rentáveis.
O equipamento de que se prevê a aquisição para os serviços de marinha é o seguinte.

a) Materiais para a dragueta de sucção,
b) Pequeno batelão para amarrações,
c) Adaptação de doía batelões para pedra o transporto de carga,
d) Lancha motora,
c) Barracão para bóias, amarras e ferros.

2 Navegação marítima

34. O único empreendimento a considerar consiste na aquisição de transportes rápidos (oito hidroplanadores) paia a ligação Macau-Hong-Kong.

6) Turismo

35. O desenvolvimento turístico de Macau deixou definitivamente a sua fase embrionária para entrar na senda de um rápido e vigoroso progresso.
As obras de fomento turístico, quer da parte do Estado, quer das empresas privadas, desenvolvem-se num ritmo encorajador. Urge, porém, para se poder levar a cabo uma obra sólida, duradoura e adaptada a conjuntura que se desenha favorável, que se estabeleçam planos devidamente estruturados e se facilitem, por outro lado, as iniciativas das entidades privadas, já criando condições favoráveis, já patrocinando e apoiando empreendimentos de reflexos positivos na economia da província.
Em tais planos impõe-se ocupem lugar significativo as ilhas de Taipa e Coloane.
O desenvolvimento do turismo começou, de facto, pela zona citadina e acentuou-se a partir de 1961-1962, isto é, do momento em que o Governo chamou a si a orientação das actividades turísticas, pondo em execução uma série de medidas de fomento turístico, de grande interesse, havendo a assinalar, pela sua importância, os empreendimentos emergentes do contrato de jogo, que só por si constituem um programa bastante completo.
Dentro da orientação estabelecida, cabe à iniciativa privada a resolução dos problemas fundamentais do turismo, transportes, equipamento hoteleiro, divertimentos e actividades turísticas.
Ao Estado cabe, por seu lado, além de orientar e fiscalizar as actividades turísticas em geral, dar execução aos empreendimentos que pela sua natureza escapem à competência da iniciativa privada, empreendimentos estes qua constituem elementos de importância primordial para a atracção de turistas.
Refere-se, em especial, aos trabalhos de conservação e valorização do património artístico da província e do alindamento da cidade. Não se ignora que estes empreendimentos deveriam em princípio ficar a cargo do orçamento ordinário da província e do Leal Senado, mas considera-se que tais empreendimentos se enquadram perfeitamente dentro dos objectivos do Plano de Fomento e são essenciais pela sua natureza e fins a realização dos objectivos visados em matérias de fomento turístico. Por isso foram considerados desde já no programa de investimentos para o período de 1965-1967, ao lado dos empreendimentos a
financiar pela iniciativa privada e sob a rubrica «Desenvolvimento turístico da província» os seguintes empreendimentos.

a) Inventário, classificação, reparação e conservação do património histórico e artístico da província;
b) Projecto para a construção de uma pousada típica portuguesa na esplanada da Fortaleza de S. Paulo do Monte,
c) Alindamento da cidade em conjugação com as disponibilidades consignadas para o efeito no orçamento do Leal Senado,
d) Criação de uma escola hoteleira para preparação de pessoal destinado a esta indústria (adaptação do edifício e seu apetrechamento).

36. No que se refere em especial as ilhas de Taipa e Coloane, a análise das suas condições naturais levam a encorar o seu desenvolvimento para fins principalmente de recreio, desporto e repouso. Este aproveitamento, que teia de ser concretizado através de uma programação cuidada e ponderada, deverá muito provavelmente consistir num melhor aproveitamento das praias de Chook Van e Has-Sá, da ilha de Coloane, na criação de zonas de campismo, no equipamento desportivo adequado e em particular na construção de um campo de golf.
Este projecto, que envolvei á o estudo e a resolução dos principais problemas das ilhas, desde as comunicações até ao abastecimento de energia eléctrica e de água, será elaborado por técnicos de reconhecida competência na matéria.
Espera-se que a possibilidade de dispor de um projecto completo e do respectivo estudo técnico-económico constitua forte incentivo para a atracção de capitais locais ou estrangeiros.

37. Os restantes empreendimentos turísticos, cuja realização se prevê para o período de 1965-1967, serão de iniciativa privada e incluirão a construção de um hotel de luxo, com 334 quartos e casino anexo, de três hotéis com, respectivamente, 100, 84 e 36 quartos, de uma pousada na Fortaleza de S. Paulo do Monte e de um pequeno parque de diversões nos aterros da Praia Grande e a aquisição de 8 hidroplanadores para a carreira Macau-Hong-Kong. O hotel de luxo tem já o seu projecto aprovado e espera-se que até 1967 esteja concluído. Este empreendimento, que será dos maiores até agora realizados em Macau, há-de constituir valioso cartaz turístico de grande interesse para a província.
O projecto, a fornecer pelo Estado, para a construção de uma pousada, está em vias de conclusão Os restantes hotéis espera-se que venham a construir-se durante o triénio.

7) Habilitação e melhoramentos locais

a) Habitação

38. Os objectivos a prosseguir neste sector visam alcançar uma coordenação eficiente ao nível provincial que seja susceptível de definir e executar uma política habitacional, a fim de resolver os problemas enunciados.
Tal política há-de visar fundamentalmente a participação do sector privado e a construção de tipos de casa familiares por forma a cobrir as necessidades das classes economicamente mais débeis.
No período de 1965-1967 estão programados os seguintes empreendimentos, por parte do sector público.

a) Construção de habitações para funcionários do Estado, a ser financiada pelo orçamento ordi-