O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

766 ACTAS DA CÂMARA CORPORATIVA N.º 65

Reservar-se-iam para arroz as várzeas e planícies convenientemente drenadas, enxugadas e legadas, podendo era muitos casos associar-se àquele o coqueiro, a criação de gado e a piscicultura

8) Pesca
23. O incremento piscícola, inclusive através da utilização de tanques de cultura nos meios rui ais, competiria aos órgãos da província, que do Gentio de Zoologia da Junta de Investigações do ultramar poderão receber apoio, para reforço da respectiva acção, incluindo treino de pessoal em centros piscícolas do exterior, aquisição de materiais, construção de tanques e assalariamento para cultura expandida à escala da província
No que se reporta a exploração dos recursos marinhos, há que iniciar em Timor estudos intensivos de biologia piscatória, que exigirão a condução de sondagem expedita (cerca de dois meses) sobre as principais condições de exercício, a possibilitar a reunião de indicadores imprescindíveis e adequado planeamento para expansão do sector.
Embora utilizando, como é óbvio, os elementos disponíveis sobre estudos que interessem à área marítima da província, os trabalhos a conduzir, mesmo que a nível designadamente tecnológico, como na primeira fase sei á exequível, implicam acção local que concorria para evolução positiva da exploração dos recursos marinhos.
Pretende-se uma participação das pescas artesanais em torno de 15 por cento da produção a atingir, em princípio, em 1967 (11 787 t), de modo a proporcionar, ao ritmo que ulteriormente se verificar mais adequado, a substituição gradual aos frágeis beiros actualmente utilizados.
Quanto a pesca industrial, a pesca do atum por cerco, se exequível na área de Timor, poderia levar a adopção de barcos de maior tonelagem que possibilitassem o exercício no alto, dado o maior rendimento médio e mais amplas flutuações que caracterizam, em várias zonas, esta técnica em relação ao trabalho com palangre ou isco vivo.
Por outro lodo, havendo que possibilitar ainda o arranque da pesca de cerco, se as condições de exercício o recomendarem. pondera-se que a utilização desta técnica se referirá, geralmente, a unidades de moderada autonomia, pois a menor valorização das espécies não tolerará, se os clupeídeos forem predominantes, onerosa manutenção a bordo, salvo se de qualidade adequada à produção de conservas enlatadas

b) Regularização do abastecimento Interno do pescado
24. À este mesmo fim se consignam, favorecendo o aproveitamento do pescado e a sua distribuição, quer em fresco, próximo do litoral, quer após secagem, nos núcleos do interior, as câmaras de refrigeração e as oficinas de salga e secagem cuja instalação será feita.
Reduzido é, contudo, o número de unidades de refrigeração que se prevê, mesmo atendendo ao objectivo geral de investimento da extracção, pois, além de Díli, principal centro de consumo de peixe fresco, com 10 753 habitantes em 1060 (a), e ponto de irradiação por outros núcleos populacionais, a actividade concentra-se praticamente na ilha de Ataúro, sendo de fraco relevo o volume das capturas nos restantes centros piscatórios.
Assim centralizada em Díli a distribuição de peixe para consumo público, a produção de golo e a refrigeração ou congelação do pescado estarão incluídas no entreposto frigorífico que adiante se pormenorizará. Serão, pois, de prever apenas, em Ataúro, e porventura em poucos centros mais do litoral, inclusive na costa sul, de acordo com a expansão das capturas que se registar, câmaras de refrigeração que concorram para a regularização das flutuações diárias de pescado.
Prevê-se, por outro lado, para abastecimento de povoações do interior, que uma fracção das capturas será destinada a salga e secagem, em participação que se presume que poderá exceder, dadas as vias de penetração ainda precárias, um terço da tonelagem extraída.
Devendo as unidades para o efeito sei dotadas, embora constituídas de acordo com a simplicidade do processo, dos meios indispensáveis a salubridade dos produtos, haverá que dispor de tanques para lavagem e salga, parque de secagem com jiraus e pequeno armazém para acondicionamento em condições higiénicas
Pondera-se, ainda, para obviar ao acentuado parcelamento de unidades, favorecendo-se a maior regularidade do trabalho, que nos centros a dotar com oficinas de salga e secagem se incentive uma exploração integrada, inclusive através da constituição de cooperativas de pescadores onde seja reconhecida a sua utilidade para a economia da província.
Assim, quatro a seis oficinas com capacidade unitária para 200-250 t de peixe seco por ano poderão promover a preparação do produto segundo o ritmo a que a evolução das capturas se processar.

4) Energia
25. Pura satisfazer o acréscimo de consumos e de ponta em Vila Salazar, sede de circunscrição de Baucau, prevê-se a construção de um novo aproveitamento hidroeléctrico com uma potência de 200 KW, estando o respectivo projecto actualmente a ser executado pelos serviços oficiais.
Para electrificação de novas povoações, escolhidas entre as sedes de concelhos ou circunscrições e alguns postes mais importantes, foram elaborados anteprojectos que fixam em 25 k VA (20 KW) a potência dos grupos a instalar em cada uma delas, salvo no caso de Lospalos, onde se prevê um grupo de 35 MVA (28 KW).
Conjuntamente com o eventual reforço da central térmica da cidade de Díli, terá de se prever a necessidade de ampliação da rede de distribuição, não só do ponto de vista da sua potência de transformação global (cerca de 700 KW), mas sobretudo em relação à potência de cada um dos postos de transformação distribuídos pelas diversas zonas da cidade.
Para electrificação de Vila Salazar, através do aproveitamento de Baucau, conta-se ainda com a linha aérea de ligação ao centro consumidor.
Incluem-se nesta rubrica o estudo e execução dos projectos paia electrificação de povoações e ainda dos projectos dos aproveitamentos de Baucau e das ribeiras de Loi-Huno e Gleno.

5) Indústria
a) Indústria extractiva
l Estudos geológicos
26. Prevê-se que se executem trabalhos geológicos de campo e de gabinete, incluindo os laboratoriais, relativos ao extremo leste da ilha e ao respectivo maciço metamórfico de Dili-Manatuto, com vista à conclusão da carta geológica.