O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

20 DE NOVEMBRO DE 1967 1607

cuperação no ano imediato, que não teve continuidade em 1966.
Este comportamento reflecte as oscilações verificadas na produção agrícola, de importância preponderante no conjunto. Na pesca, a produção teia revelado movimento decrescente nos dois últimos anos, ao passo que o produto da silvicultura cresceu ligeiramente em 1966, após contracção no ano anterior.
Como consequência da evolução observada neste sector, associada ao contínuo desenvolvimento das restantes actividades, a percentagem do valor acrescentado pela «Agricultura, pecuária, silvicultura e pesca» em relação ao produto interno flectiu, de 23 por cento em 1961, para cerca de 17 por cento em 1966.

22. De harmonia com as previsões do Instituto Nacional de Estatística, o produto originado neste valor agregado deve experimentar apreciável expansão no corrente ano, devido especialmente aos resultados favoráveis da campanha agrícola.
Com efeito, a colheita cerealífera, que assume particular importância entre as actividades agrícolas, revelou sensível recuperação, devendo exceder o nível médio para o decénio precedente. Prevê-se, em especial, que a produção de trigo se eleve de 62 por cento, relativamente à campanha anterior. As colheitas do centeio, milho, aveia e cevada, bem como, embora em menor escala, a de arroz, acusam também consideráveis acréscimos.
Anote-se que as áreas cultivadas não experimentaram variações significativas, excepto nomeadamente as destinadas à cultura de batata.
Relativamente à colheita de vinho, prevê-se menor volume de produção do que o registado em 1966. Por sua vez, a colheita de azeitona deve aumentar em 66 por cento, embota se situe a nível inferior a média do último decénio. Em geral, a produção frutícola ao longo do ano tem sido também abundante.
Quanto à actividade pecuária, o desenvolvimento das pastagens naturais e das forragens verdes foi afectado pela escassez de pluviosidade verificada. No 1.º semestre de 1967 a tonelagem de reses abatidas para consumo no continente decresceu de cerca de 19 por cento, em relação a idêntico período do ano anterior. Deste modo, para ocorrer às necessidades do abastecimento público verificou-se maior recurso a importação de carne.
Continuou o Governo no corrente ano a empreender ampla acção com o objectivo de fomentar a produção agro-pecuária e debelar os obstáculos de natureza estrutural ao desenvolvimento do sector.
Assim, foram enunciadas as bases gerais de uma política de fomento da motomecanização da agricultura. Paralelamente a uma campanha de informação e divulgação, com o apoio dos grémios da lavoura, prevê-se a concessão de subsídios não reembolsáveis, até 20 por cento do custo do equipamento, e de empréstimos, para o mesmo fim, em condições favoráveis de juro e prazo de reembolso.
Com vista à criação de uma estrutura apta à resolução dos problemas cíclicos relativos à produção e comercialização da batata, foi recentemente regulamentado o alargamento, a outros locais de consumo, da obrigatoriedade já existente em Lisboa e Porto de submeter a produção a verificação pelos serviços da Junta Nacional das Frutas e ainda o estabelecimento, quando as circunstâncias o aconselharem, de circuitos de distribuição obrigatórios, por forma a evitar os movimentos especulativos e conseguir a regularização do abastecimento e a estabilidade dos preços.
Foram também definidas as condições de intervenção da Junta Nacional do Vinho na actual campanha vinícola, em defesa do produtor e do consumidor. Nesse sentido, foi garantida a manutenção dos preços no consumidor e reduzida para metade a taxa destinada a financiar as despesas com aquela intervenção.
No domínio da pecuária adoptaram-se, por despacho de 7 de Abril último, algumas medidas para o fomento e organização da produção de leite. Para além do aumento de cerca de $50 por litro dos preços de garantia, em vigor nas várias regiões do País, foi estabelecida a concessão de uma dotação de fomento de $40 por litro, em determinadas circunstâncias. Além disso, com vista ao repovoamento em zonas de fraca densidade pecuária, procedeu-se à importação de exemplares de uma espécie bovina oriunda dos Estados Unidos.

23. A avaliar pelas estimativas disponíveis, o produto originado na silvicultura deve registar no ano em curso contracção, ainda que moderada, devido fundamentalmente à quebra na produção de cortiça, cujo ciclo extractivo continuou na fase depressiva.
É de admitir que o corte de madeiras tenha tido progressão mais moderada, devido ao decréscimo da expansão na indústria de pasta para o fabrico de papel. Por sua vez, a extracção de resinas não deve apresentar variação significativa no corrente ano.
De acordo com a política de reconversão agrária oportunamente definida, tem prosseguido a acção no sentido de promover e estimular o repovoamento florestal dos terrenos adequados. Para o efeito, foi inscrita no programa para 1967 do Plano Intercalar de Fomento uma dotação de 125 000 contos, integralmente a cargo do Orçamento Geral do Estado.

24. No sector da pesca, deve verificai-se em 1967 expansão do respectivo valor acrescentado, continuamente no sucedido nos dois últimos anos. Nos primeiros seis meses do corrente ano a tonelagem da pesca desembarcada no continente (excluindo o bacalhau) elevou-se de cerca de 10 por cento, tendo o seu valor global aumentado de 7 por cento.
Com vista ao financiamento dos empreendimentos programados para o sector, no âmbito do Plano Intercalar, foi autorizada a emissão da obrigação geral representativa da 4.ª série do empréstimo de renovação e de apetrechamento da indústria da pesca na importância de 100 000 contos. Por outro lado, continuou o Governo a promover a melhoria das condições de comercialização, através do desenvolvimento da rede de armazenagem frigorífica e de distribuição, tendo melhorado sensivelmente as condições de abastecimento público.

Indústrias e construção

25. Após expansão particularmente lápida em 1964 e 1965, a produção industrial voltou a progredir a ritmo apreciável no ano transacto. Na verdade, o acréscimo, nesse ano, do valor acrescentado no sector «Indústrias e construção» situou-se em 8,3 por cento, contra 10,5 por cento em 1965.
Esta tendência reflecte o afrouxamento da actividade nalgumas indústrias transformadoras, em particular nus metalúrgicas de base, têxteis, vestuário e calçado, papel e produtos minerais não metálicos. Por sua vez nas indústrias extractivas ter-se-á observado evolução menos favorável que no ano precedente