O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1790 ACTAS DA CÂMARA CORPORATIVA N.º 101

Por outro lado, é provável que o produto originado no sector da pesca registe ligeiro aumento. Todavia, na primeira metade do ano a tonelagem de pesca desembarcada no continente (excluindo o bacalhau) diminuiu de 11,7 por cento em relação a igual período do ano anterior, tendo o respectivo valor global evidenciado decréscimo ligeiramente inferior.

28. A actividade industrial teve evolução favorável nos primeiros meses de 1968 E o que revelam os Índices mensais relativos ao conjunto da indústria (excluída a construção), cuja média para o período de Janeiro a Maio experimentou aumento de 7,8 por cento, relativamente a idêntico período do ano precedente.

QUADRO II

Índices da produção industrial (a)

(Base 1958-100)

[ver tabela na imagem]

(a) Médias dos indícios mensais corrigidos das variações sazonais
(b) Valores provisórios

Fonte: Associação Industrial Portuguesa

O acréscimo observado resultou fundamentalmente do comportamento das indústrias transformadoras, cujo índice progrediu de 8,1 por cento, para o que teria concorrido a expansão nas indústrias metalúrgicas, metalomecânicas e de material eléctrico, da madeira, cortiça e mobiliário, dos produtos minerais não metálicos e transformadoras diversas.
Da observação da respectiva evolução mensal conclui-se que, após recuperação em Janeiro último, o índice global (corrigido de variações sazonais) revelou no inicio do aro certa estabilidade, mas aumentou sensivelmente em Maio.
Por outro lado, o inquérito de conjuntura realizado em Março de 1968 confirma a evolução favorável da actividade industrial. Com efeito, no período de Outubro de 1967 a Março de 1968 o nível de produção da amostra considerada denunciou tendência expansionista, apontando-se perspectivas animadoras para o período de Abril a Setembro do ano em curso. De igual modo os elementos relativos às existências de mercadorias evidenciavam situação mais favorável que nos inquéritos anteriores.
A melhor posição em Março último cabia às indústrias de bens de consumo, embora tenham surgido dificuldades quanto à colocação de alguns produtos, cujas existências subiram a nível anormal.
Nas indústrias de bens intermédios prosseguia a recuperação observada a partir de Março de 1967, não obstante o nível ainda reduzido da procura, enquanto nas de bens de equipamento a tendência de crescimento parecia pouco nítida, continuando o nível da carteira de encomendas e a intensidade da procura em baixo nível. Admite-se, no entanto, que estas indústrias tenham revelado evolução mais favorável nos últimos seis meses, atender do à recuperação observada nalgumas actividades e ao dinamismo da procura externa.
Anote-se ainda que o grau de utilização da capacidade relativa à amostra se mantinha em 75 por cento, aumentando para 88 por cento a parcela das empresas que laboravam a plena capacidade. Entre os factores limitativos do aumento da produção sobressaíam a escassez da procura, a saturação do equipamento - em especial nas indústrias químicas, do papel e dos têxteis - e as dificuldades no abastecimento de matérias-primas, sobretudo nas indústrias de transformação de produtos do sector primário.
Por outro lado, a produção de energia eléctrica experimentou durante o l º semestre de 1968 acréscimo de 4,7 por cento, que resultou exclusivamente de utilização mais intensa das centrais térmicas de apoio. De facto, a produção de energia de origem hídrica, afectada pela escassez de pluviosidade, diminuiu ligeiramente.

29. As actividades terciárias terão mantido no corrente ano a tendência de apreciável expansão verificada em 1967, não obstante o afrouxamento do afluxo turístico.
Assim, no sector «Transportes e comunicações» prevê-se acréscimo do valor acrescentado de 14 por cento, contra 9,5 por cento no ano transacto. Relativamente ao tráfego aéreo, continuou a observar-se acentuada expansão, como revelam o número de passageiros-quilómetro e de toneladas-quilómetro de mercadorias e correio transportados, que no l º semestre aumentaram, respectivamente, de 33 e 61 por cento, em comparação com igual período de 1967
Por sua vez, nos transportes terrestres o número de passageiros-quilómetro transportados nos caminhos de feiro manteve-se estacionário, ao passo que no tráfego de mercadorias se observou apreciável acréscimo. Consequentemente, as receitas líquidas da exploração ferroviária elevaram-se a taxa de 6,6 por cento, superior à verificada no período homólogo do ano precedente. O número de passageiros-quilómetro transportados por estrada acusou também sensível incremento.
Quanto aos transportes marítimos, o número de navios entrados em portos da metrópole de Janeiro a Junho de 1968 aumentou apenas de 1,8 por cento, mas a respectiva tonelagem bruta experimentou acréscimo particularmente elevado (18,8 por cento), que se atribui, em especial, à entrada de navios de grande porte, para reparações em estaleiros nacionais.
Quanto à actividade comercial, verifica-se que o valor total dos efeitos liquidados nas câmaras de compensação.