O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3292-(58) DIÁRIO DAS SESSÕES N.º 164

vindo mencionar a II (Produtos do reino vegetal), com mais 107 -505 contos, os metais comuns e suas obras (secção XV), com mais 116 757 contos, e o material de transporte (secção XVII), com mais 136 100 contos.
O exame do mapa indica forte intensificação de apetrechamento mecânicos últimos anos e grandes dispêndios na importação de material de transporte. Esta tendência há-de continuar nos anos mais próximos.

Principais importações

11. A seguir individualizam-se as principais importações em 1970:
[... ver tabela na imagem]
Designação Contos
1969 (a) 1970 Diferenças em relação a 1969

(a) Números rectificados.

O quadro apresenta com grande variação cus principais mercadorias importadas, e foram calculadas as diferenças relativas ao ano anterior, que se inscrevem na última coluna. A comparação com idêntico mapa publicado em pareceres anteriores é ilucidativa Define um pouco u vido» económica da província.

Exportações

12. O aumento da tonelagem exportada em 1970 foi muito grande. Neste ano projectaram-se as saídas de minérios de ferro por Moçâmedes e do petróleo bruto em Cabinda. O resultado foi a exportação ter subido de menos de 8 milhões de toneladas (7 996 160 t) em 1969 para 12 181 564 t. Os valores não acompanharam a ascensão dos preços em proporções idênticas. Mas pela primeira vez os valores exportados passaram de 12 milhões de contos.

O caso ó tanto mais para surpreender quando se reconhece que desde 1966 quase dobraram os valores das exportações.

Foi este movimento ascensional que trouxe a relativa prosperidade da balança. E é pena que se mão tivesse reflectido como devia nos pagamentos externos.
Mas o grande acréscimo na tonelagem sem correspondência aos valores foi acompanhado de uma redução nos valores unitários, porque suo pobres os minérios de ferro e o petróleo, onde se deu o grande aumento. E o valor unitário de 1970 desceu para baixo de 1000$ e há-de provavelmente descer mais se aumentarem as quantidades exportadas daqueles produtos.
A seguir indicam-se num quadro a tonelagem e números-índices, os valores e os valores unitários:
[... ver tabela na imagem]
Anos Toneladas Número-índice 1939-100 Total em contos Por tonelada em escudos

(a) Números rectificados.

As profundas modificações sofridas pelo comércio externo de Angola lêem-se na
coluna dos valores unitários, uma transição do peso de produtos ricos (café e outros) para produtos pobres (minérios e petróleo).
Esta influência de produtos pobres (minérios e petróleo) transparece com grande clareza dos números que se publicam a seguir:

Exportações

Anos Subtraindo o minério de ferro e petróleo bruto Subtraindo o minério do ferro

(a) Números rectificados.