O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3292-(62) DIÁRIO DAS SESSÕES N.º 164

Todos os produtos mencionados figuram na lista normalmente publicada nestes pareceres. Alguns são recentes, começaram a ser exportados há poucos anos.
Apesar de trabalhos de prospecção realizados nos últimos tempos, não se conhecem ainda as possibilidades mineiras de Angola em toda a sua extensão. Mas a
constituição geológica foz prever a existência de outros minérios além dos que já actualmente pesam na balança do comércio da província, formando, assim, a base da exportação angolana.
Extraindo do quadro dez dos produtos de maior valor, obtêm-se os que constam do quadro a seguir:
[... ver tabela na imagem]
Designação 1969 (a) 1970
Milhares de Toneladas Milhares de contos Milhares de toneladas Milhares de contos

(a ) Números rectificados.
(b) Este número não figura na soma.

São ao todo 10 606 075 contos, ou 87,2 por cento do total.
Há a assinalar, por exemplo, no peixe, um bom aproveitamento da pesca, com maior valor no peixe fresco (mais 28 040 contos), no peixe seco (mais 22 343 contos), nas conservas (mais 11 611 contos) e óleos e gorduras de peixe (mais 33 903 contos). Estes produtos compensam amplamente a descida na farinha de peixe (menos 58 494 contos).

Os mercados angolanos

Importações

15. Mais de metade do comércio angolano se faz com o estrangeiro, para onde se exportam 61 por cento e donde se importam 61,9 por cento de mercadorias.
As relações com o estrangeiro têm-se intensificado ultimamente. Os novos produtos - minérios e petróleos - encontram fácil saída para esses mercados.
Nas importações, a origem das mercadorias foi a seguinte:
[... ver tabela na imagem]
Designação 1960 1968 1969 (a) 1970

(a) Números rectificados.

Vê-se, em relação a 1960, uma queda brusca na metrópole, de 46,7 para 35,19 por cento.
Os principais fornecedores de mercadorias para consumo a Angola são a República Federal da Alemanha, os Estados Unidos e o Reino Unido. Ao todo, as mercadorias importadas destes países têm o valor de 3 327 959 contos, ou seja 31,4 por cento do total. Para estes países são enviados 25,4 por cento dos produtos angolanos, ou 3 087 953 contos. É verdade que os diamantes se vendem n bravas do mercado metropolitano para o Reino Unido. Mais de dois terços dos consumos de Angola vêm da metrópole e dos três países mencionados, nas proporções que se designam a seguir:
[... ver tabela na imagem]
Designação 1969 (a) 1970
Contos Percentagens Contos Percentagens

(a) Números rectificados.

Talvez que a razão da importação dos países mencionados em escala superior à de outros provenha do tipo de produtos: motores, tractores, diversas máquinas e ferramentas e material de transporte.
Mas há grande número de países que são exportadores de certo relevo para Angola, como se verifica a seguir:
[... ver tabela na imagem]
Designação 1969(a) 1970
Contos Percentagem Contos Percentagem