O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

20 DE AGOSTO DE 1975 863

Operários e camponeses, soldados e marinheiros, unidos venceremos.
Soldados sempre, sempre ao lado do povo.
Dissolução da Constituinte, já.

Apupos.

Grande agitação na Sala.

Manifestações nas galerias.

O Sr. Presidente: - Um momento, um momento só.
As galerias, como é do Regimento, não podem manifestar-se. Serei obrigado, constrangidamente, embora com dificuldade de juízo e de apreciação concreta dos infractores, poderei, como digo, constrangidamente, ver-me na necessidade de mandar evacuaras galerias.
Espero que as pessoas que estão nas galerias compreendam que nós estamos aqui em baixo a trabalhar e que têm muitos locais e muitos outros sítios onde podem manifestar a sua discordância pelos trabalhos desta Assembleia Constituinte.
O Regimento tem que ser cumprido, e, a manifestar-se pela segunda vez qualquer coisa que me pareça perturbadora da ordem dos trabalhos, mandarei evacuar implacavelmente a galeria em questão.

O Orador: - Eu só queria dizer que o povo que lá está em cima é aquele que paga para estes senhores estarem aqui em baixo.

Vozes: - Qual povo?

Aplausos das galerias.

Agitação na Sala.

O Sr. Presidente: - O Sr. Deputado Américo Duarte

Aplausos, assobios.

Peço a atenção da Assembleia.
O Sr. Deputado Américo Duarte não tem necessidade de seguir esse caminho.
Continuará a sua intervenção, que não será interrompida por mim, mas peço-lhe que seja comedido e correcto nas suas posições.
Porque não há necessidade nenhuma de continuar nesse tom, ao fazer a sua defesa e manifestar o seu desagrado ou suscitar possivelmente a outra pessoa qualquer desta Assembleia as explicações que forem convenientes.
Eu peço-lhe, não digo o favor, porque não se trata de um favor, pois trata-se de uma coisa regimental, peço-lhe, repito, que ajude a presidência na boa ordem e no bom seguimento destes trabalhos.

O Orador: - Por tudo isto convidamos todos os operários, camponeses, soldados e marinheiros, sargentos e oficiais progressistas e todos os trabalhadores antifascistas e anti-imperialistas a integrarem-se na manifestação unitária antifascista e anti-imperialista a realizar na próxima quarta-feira, 20 de Agosto, com concentração no Terreiro do Paço, às 19 horas e 30 minutos.
Morte ao fascismo.
As comissões de moradores e de ocupantes: Casal Ventoso, Alto da Eira, Vale Escuro, Peixinhos, Nossa Senhora da Graça, Bairro Américo, Rio Seco, Cruzeiro, Revolucionária Autónoma do Santo Condestável, Carnaxide, Bairro da Lata de Sete Moinhos (zona centro).
As comissões de trabalhadores: Applied, LNEC.

Aplausos do Sr. Deputado Galvão de Melo.
Risos.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados: A Mesa acaba de receber um pedido de palavra do Sr. Deputado Galvão de Melo. Claro que suponho que será um pedido de querer dar explicações, porque, se não fosse assim, o Sr. Deputado Galvão de Melo teria de aguardar a sua ordem de inscrição. Mas, de harmonia com a alínea h) do artigo 53.º, dou a palavra ao Sr. Deputado Galvão de Melo.

O Sr. Galvão de Melo (CDS): - Muito obrigado, mas não é propriamente para dar explicações, que pelo menos até este momento ainda não tenho de as dar.
Sr. Presidente, Srs. Deputados: A opinião que faço do nosso distintíssimo colega da UDP já todos a conhecem e não vale a pena repetir. Em todo o caso, eu só queria fazer aqui uma pequena pergunta. É que, ao referir-se a uma notícia que viria num determinado jornal do dia 16, sobre o facto de me ter estado a bronzear numa determinada piscina (que estive a bronzear-me não se pode negar porque se vê) ...
Risos.

... eu gostava de saber qual o dia em que isso se passou. Citou, além disso, uma conversa com o Sr. Coronel Jaime Neves acerca de uns documentos que eu teria guardados em pelo menos duas embaixadas - é capaz de ser mais - (risos). Ele disse que o jornal é do dia 16, mas não disse em que dia é que eu estava a bronzear-me e em que eu tive essa conversa com o Sr. Coronel Jaime Neves. Eu gostava que isso fosse aqui concretizado. Por isso pergunto ao nosso colega Deputado da UDP exactamente a que dia se refere essa notícia.

O Sr. Presidente: - Quer o Sr. Deputado responder? A Mesa poderá condescender, embora me pareça ...

O Sr. Américo Duarte: - Eu só tenho a dizer que a fascistas não dou respostas nenhumas.
Risos.

Manifestações nas galerias.

O Sr. Galvão de Melo:- Bem, eu posso deduzir que, uma vez que esse jornal é do dia 16, ele se refere exactamente ao feriado do dia 15, excelente dia para a gente se bronzear na piscina. (Risos) Mas está coro pouca sorte o jornal, está com pouca sorte o Sr. Deputado. É que no dia 15 eu estive no Norte do País, em Fermentelos, à caça aos patos.

Risos.
Pausa.

Eu confesso que cometi uma gafe, sem querer, mas estive à caça aos patos, patos com asas, patos autênticos.

Risos.