O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3616 I SÉRIE - NÚMERO 90

Foi nesta altura, sob pena de se demitir totalmente da sua responsabilidade, que apareceu a força policial...
Esgotado o tempo de que o orador dispunha, foi-lhe cortada a palavra pelo controlo automático.

Aplausos do PSD, do CDS e do PPM.

O Sr. Carlos Lage (PS): - Sr. Presidente, peço a palavra para fazer um protesto.

O Sr. Presidente: - Faça favor, Sr. Deputado.

O Sr. Carlos Lage (PS): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Foi com algum espanto que ouvimos a intervenção do Sr. Deputado Fleming de Oliveira acerca dos incidentes ocorridos na Nazaré aquando do jogo de futebol entre os Nazarenos e o Académico de Viseu. O Sr. Deputado extrapolou para o campo político uma matéria que não gostaríamos de ver aqui misturada com essa questão.

O Sr. Jerónimo de Sousa (PCP): - Muito bem!

O Orador: - Nesse sentido, deixou de ter autoridade moral para atacar os autores do voto, pretendendo fazer especulação política de maneira totalmente incorrecta porque, em primeiro lugar, quis apresentar a população da Nazaré como sendo agressiva, intratável....

Aplausos do Sr. Deputado Lopes Cardoso (ASDI).

Vozes do PSD: - Não é verdade!

Protestos do PSD.

O Orador: - ..., que em todas as campanhas eleitorais...

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, o Sr. Deputado Carlos Lage está no uso regimental da palavra e o Sr. Deputado Fleming de Oliveira terá a oportunidade de lhe responder.
VV. Exas., sem prejuízo do direito de fazerem os comentários que se entendam ou possam ser entendidos como manifestação em aparte, não podem interromper qualquer orador que esteja no uso da palavra.
Tenha a bondade de continuar, Sr. Deputado Carlos Lage.

O Orador: - Como ia há pouco a dizer, e insisto, o Sr. Deputado Fleming de Oliveira caracterizou a população da Nazaré como sendo agressiva...

Vozes do PSD: - É falso! È falso!

O Orador: - ..., desordeira...

Vozes do PSD: - É falso. O Sr. Deputado Fleming de Oliveira não disse isso!

O Orador: - ..., tendo, em todas as campanhas eleitorais, usado sobretudo da violência....

Vozes do PSD: - É falso!

O Sr. António Vitorino (UEDS): - Assumam a responsabilidade!

Protestos do PSD.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, peco-lhes o favor de permitirem que o Sr. Deputado Carlos Lage conclua a sua intervenção.

O Orador: - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Esta psicologia e este tipo de mentalidade que o Sr. Deputado Fleming de Oliveira quis atribuir - num quadro, na minha opinião, grosseiro e irreal -, à população da Nazaré só pode receber da nossa parte reprovação.
Cremos ainda que a intervenção do Sr. Deputado Fleming de Oliveira é uma clara manifestação de frustração e de desencanto pêlos precários resultados eleitorais que a Aliança Democrática tem obtido na Nazaré e pela última derrota que ali sofreu nas eleições autárquicas.

Aplausos do PS e da UEDS.

O Sr. António Vitorino (UEDS): - Da Nazaré a minoria é AD!

O Sr. Presidente: - Também para um protesto, tem a palavra o Sr. Deputado Jorge Lemos.

O Sr. Jorge Lemos (PCP): - Sr. Presidente, as palavras que acabam de ser proferidas pelo meu colega do Partido Socialista...

Vozes do CDS: - Que aliança!

O Orador: - ..., Sr. Deputado Carlos Lage, levam-me a prescindir.

Vozes do PSD: - Então não há palmas?!

O Sr. Presidente: - Para contraprotestar, tem a palavra o Sr. Deputado Fleming de Oliveira.

O Sr. Fleming de Oliveira (PSD): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: É uma pena que o Sr. Deputado Carlos Lage não tenha tido a sensibilidade intelectual ou política para poder compreender minimamente aquilo que referi.

Aplausos do PSD e do PPM.

O Sr. António Vitorino (UEDS): - É que o senhor fala chinês!

O Orador: - Tive o cuidado de começar por referir, ao fazer certas considerações acerca do comportamento de certo público da Nazaré, que não pretendia minimamente atingir a maioria da população ordeira e trabalhadora, imputando estes factos precisamente a um grupo que reputei de marginais.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Não posso apoiar qualquer tipo de actuação de marginais nem faço qualquer injúria ao Partido Socialista ao referir que, no comício da Aliança Democrática que se realizou para as eleições legislativas, os grupos de marginais que apareciam com autocolantes do Partido Socialista ...