O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1316 I SÉRIE -NÚMERO 36

O Sr. Presidente: - Tem, então, a palavra Sr. Deputado.

O Sr. Jaime Gama (PS): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Compreendo que, nestas ocasiões, tenha sempre de ser escolhido o Sr. Deputado Silva Marques,...

Risos gerais.

... porque traz habitualmente uma grande dose de descontracção e de boa disposição...

O Sr. Silva Marques (PSD): - Obrigado pelo elogio!

O Orador: - ... e tem aquele papel do ilustre contador de anedotas nas salas de baile dos paquetes que vão naufragar.

Aplausos do PS.

Risos gerais.

V. Ex.ª completa muito bem a intervenção mais doutrinária e cerrada do Deputado Pacheco Pereira, líder da sua bancada, porque ele, como intervém com convicções mais profundas, coloca-se no plano dos generais alemães que disputaram a batalha das Ardenas.

Risos do PS.

Foi uma batalha no fim da guerra, podia ter sido ganha, revelou um grande vigor combativo, mas o resultado da guerra foi outro, como VV. Ex.ªs sabem.
Apesar desse acto de bravura, de grande unidade da bancada e de profundíssima dedicação ao partido e ao chefe...

Risos do PS.

O Sr. Silva Marques (PSD): - Vamos às perguntas!

O Orador: - Mas as perguntas que o senhor colocou não têm grande razão de ser!

O Sr. Silva Marques (PSD): - Têm!

O Orador: - V. Ex.ª veio invectivar-me sobre um debate de urgência. Muito bem! A vida política moderna ou se faz a tempo ou não se faz!

O Sr. Silva Marques (PSD): - Afinal não era urgente!

O Orador: - E não se faz ao retardador! Quando invectivámos o PSD e o Primeiro-Ministro para um debate de urgência, correspondíamos a essa lição de modernidade...

O Sr. Silva Marques (PSD): - Mas a data é a mesma!

O Orador: - ... e estávamos sintonizados com o espírito doutrinal do Sr. Deputado Pacheco Pereira. Porém, o PSD é que não funciona bem no mesmo diapasão, porque o Primeiro-Ministro e VV. Ex.ªs recusaram a realização desse debate de urgência.

Aplausos do PS.

O Sr. Narana Coissoró (CDS-PP): - É verdade!

O Orador: - O Primeiro-Ministro recusou-se a vir ao Parlamento para esse debate de urgência,...

O Sr. Silva Marques (PSD): - Os comunistas é que apresentaram a moção de censura!

O Orador: - ... pois é de todos conhecida a relutância que tem em travar este tipo de debates - aliás, a mesma relutância que ele tem em afastar-se do partido.
De facto, ele quis manter o partido sem explicações até Março, mas já foi obrigado a falar em Janeiro; não queria falar destes assuntos na Assembleia da República, porque isso era uma questão que só a ele ou ao partido dizia respeito, mas acaba por vir falar delas na Assembleia da República. Isto é, o Primeiro-Ministro, apesar de todo o poder de que dispõe para se furtar aos debates que não gosta, é também obrigado a andar a reboque de quem toma as iniciativas apropriadas no plano político.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - Além disso, V. Ex.ª já está na bancada da oposição!

Risos do PS.

E até devo dizer-lhe que V. Ex.ª já está preparado para ser um agitador..

Risos gerais.

... na questão das portagens de Alverca!

Aplausos do PS.

Aliás, isso corresponde à sua educação doutrinal, na velha escola da Marinha Grande!...

Aplausos do PS.

Risos gerais.

Mas essa situação cómoda de invectivar um partido que não é governo quando é V. Ex.ª que está no Governo e não quer acabar com esta situação artificial...

O Sr. Silva Marques (PSD): - Artificial, porquê?

O Orador: - ... mais justifica que, por razões de clarificação, para que todos possamos ser responsáveis perante todos, então, possamos discutir opções e alternativas de governo e antecipemos as eleições, porque o debate para o qual V. Ex.ª está a caminhar é um debate que tipificadamente só pode e deve ter lugar num contexto eleitoral.
Na verdade, V. Ex.ª é incoerente quando se coloca aqui como competidor eleitoral...

O Sr. Silva Marques (PSD): - O senhor está é a defender a partidocracia!

O Orador: - ... e, ao mesmo tempo, recusa a antecipação do único suporte que viabiliza esse tipo de debate em que V. Ex.ª tão à-vontade se reconhece.
Último ponto e para concluir, pois também estou a invadir o meu próprio tempo, antropofagia parlamentar é um direito!...

Risos do PS.

V. Ex.ª vem falar do PS como o sintoma de um partido com apego ao poder, quando V Ex.ª representa um partido que está há quinze anos no poder e com uma característica extremamente interessante em matéria de disponibilidade para a conservação de poder ou para o abandono de poder. V. Ex.ª sabe, com certeza, que. de 1985 a 1995, a despesa pública global cresceu cinco vezes- o Prof.

Páginas Relacionadas
Página 1321:
27 DE JANEIRO DE 1995 1321 O Sr. Lino de Carvalho (PCP): - Sr. Presidente, peço a palavra p
Pág.Página 1321