O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3448 | I Série - Número 062 | 12 de Março de 2004

 

sectarismo político,…

O Sr. Telmo Correia (CDS-PP): - Vosso!

O Orador: - … que é aquele que gira em torno do compadrio e da protecção dos companheiros de partido.

O Sr. Nuno Teixeira de Melo (CDS-PP): - Olha quem fala!

O Orador: - Este voto foi pensado para unir, é um voto onde não mencionamos algo que também correu mal, que foi a protecção policial a este jogo. Também o Governo deveria ter feito, nesta matéria, uma manifestação pedagógica, de autoridade e de firmeza, que não fez.
Poderíamos ter dito tudo isso, mas não o fizemos para podermos unir a Câmara em torno deste voto de protesto. Por isso, espero que não prevaleça, repito, o sectarismo político.

Aplausos do PS.

O Sr. Nuno Teixeira de Melo (CDS-PP): - Era suposto!

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Melchior Moreira.

O Sr. Melchior Moreira (PSD): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Portugal é, neste ano, palco de uma das maiores manifestações desportivas a nível mundial: o Campeonato Europeu de Futebol, o EURO 2004. Esta organização representa, para todos os portugueses e para o País, um esforço notável na sua organização e promoção e também uma grande responsabilidade.
A ética desportiva e o espírito de fair play são bases essenciais do desporto e da dignidade da pessoa humana. São estes valores que serão a bandeira de Portugal e do EURO 2004.
Nestes últimos tempos, vários têm sido os casos surgidos no futebol português que nada dignificam o desporto e os princípios pelos quais nos deveríamos reger.
No passado dia 29 de Fevereiro, assistimos atónitos a um conjunto de actos praticados por um cidadão com particulares responsabilidades, o Sr. Avelino Ferreira Torres, Presidente da Câmara Municipal de Marco de Canavezes.

Vozes do PS: - Muito bem lembrado!

O Orador: - Estes actos são absolutamente inaceitáveis, sob o ponto de vista da ética desportiva e das normas que combatem a violência associada ao desporto.

O Sr. José Magalhães (PS): - Uma vergonha!

O Orador: - Não podemos deixar de condenar e reprovar tais procedimentos, vindos de qualquer quadrante e, principalmente, de pessoas que, pelas suas responsabilidades públicas e desportivas, deveriam ser um exemplo para todos e, em especial, para os mais jovens e os que se interessam pelo fenómeno desportivo.

O Sr. José Magalhães (PS): - Srs. Deputados do CDS-PP, ouçam o Sr. Deputado!

O Orador: - No Ano Europeu da Educação pelo Desporto, todos temos uma particular responsabilidade para que a conduta ética seja definida como a questão essencial da prática desportiva.

O Sr. Nuno Teixeira de Melo (CDS-PP): - Muito bem!

O Orador: - O Grupo Parlamentar do PSD condena todos, repito, todos os comportamentos contrários à boa ética desportiva, sejam eles praticados por responsáveis políticos ou por agentes desportivos, e apela a todos, sem excepção, que assumam o espírito de fair play.

Aplausos do PSD, do PS, do CDS-PP, do BE e do Deputado do PCP Bernardino Soares.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado António Filipe.