O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5005 | I Série - Número 091 | 27 de Maio de 2004

 

investimento em investigação e desenvolvimento.
Este é um desafio de modernidade, um desafio que não oferece alternativa, um desafio que não podemos perder e que não vamos perder.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

Aumentar a dimensão da comunidade científica nacional é o objectivo essencial do terceiro eixo do Plano de Acção.
Temos de investir mais em capital humano, nas áreas da ciência e das tecnologias. Queremos aumentar, em 5000, até 2006, o número de investigadores. Para tanto, serão concedidas, no período de 2004 a 2006, 5000 bolsas para mestrado e doutoramento, incluindo a realização de doutoramentos em meio empresarial.

A Sr.ª Luísa Mesquita (PCP): - Quando?! Em Janeiro, em Fevereiro, em Março?!…

Risos do PCP.

O Orador: - E temos, sobretudo, que atrair ainda mais os jovens para as áreas das ciências e tecnologias.

O Sr. José Magalhães (PS): - É uma boa ideia!

O Orador: - Por isso, até 2006, vamos investir cerca de 40 milhões de euros em divulgação científica, sobretudo junto dos jovens, e vamos avançar com uma campanha de promoção da matemática e da física, por forma a incentivar os jovens a prosseguirem os estudos nestas áreas.
Investir na juventude e apostar na ciência e na tecnologia é ganhar o futuro.

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Muito bem!

O Sr. José Magalhães (PS): - O que está a fazer o Ministro da Educação nessas áreas?!

O Orador: - Deste espírito ganhador, desta ambição de futuro, não podemos nem vamos abdicar.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

Promover o emprego científico é o objectivo do quarto eixo deste Plano de Acção e é um objectivo de capital importância.
São claras as nossas intenções.
Já estamos a apoiar, e vamos reforçar, a inserção de mestres e doutores nas empresas - uma mais-valia para o nosso tecido produtivo.

O Sr. José Magalhães (PS): - Esta também é uma boa ideia!

O Orador: - Vamos conceder bolsas que conduzam jovens licenciados, mestres e doutores à sua integração na função pública - é uma aposta no rejuvenescimento e na modernização da nossa Administração Pública.

O Sr. António Montalvão Machado (PSD): - Muito bem!

O Orador: - Já estamos a ministrar, através do Instituto Nacional de Administração, cursos de formação avançada para licenciados com fraca empregabilidade e vamos apoiar esses formandos com bolsas - é um investimento na formação e no emprego.
Vamos atribuir bolsas para licenciados, mestres e doutores que criem as suas próprias empresas - é um incentivo à autopromoção empresarial.
Vamos financiar novos laboratórios associados que promovam o emprego de jovens doutorados.
Fica, assim, clara a nossa prioridade à cultura do mérito e da excelência, ao incremento do emprego científico, à intensificação da relação da ciência com o mundo empresarial.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.