O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0519 | I Série - Número 010 | 08 de Outubro de 2004

 

conhecer o seu comportamento alimentar. Trata-se de coisa muito diferente de um plano ou de um programa de educação alimentar, que daí poderá decorrer.
De qualquer modo, aquilo que os franceses fazem de quatro em quatro anos, há 24 anos que não o fazemos!

A Sr.ª Celeste Correia (PS): - Muito bem!

A Oradora: - Aquilo que pergunto, dado não percebi muito bem a sua intervenção, porque considera muito importante o inquérito, mas, depois, não o quer, é se o Sr. Deputado está muito descansado porque o Ministério da Saúde refere que é premente proceder a um novo inquérito alimentar nacional. Mas depois não diz quando nem como!
Pergunto: se está tão descansado, o Sr. Deputado Fernando Penha conhece o prazo estabelecido para a finalização desse inquérito e sabe se estão disponibilizadas verbas e financiamento para a realização desse inquérito?

O Sr. Presidente: - Para responder, tem a palavra o Sr. Deputado Fernando Penha. Peço-lhe para ser breve, porque o seu tempo é escasso.

O Sr. Fernando Penha (PSD): - Sr. Presidente, Sr.ª Deputada, afirmei e volto a repetir que, com efeito, o inquérito está contido no Plano Nacional de Saúde. Mais: citei-lhe que tal está inscrito a páginas 58 do mesmo.

A Sr.ª Heloísa Apolónia (Os Verdes): - Mas o que o Plano diz é que tem de se fazer! Não está integrado no Plano!

O Orador: - Além disso, também lhe afirmei que está em preparação a execução do inquérito.

A Sr.ª Heloísa Apolónia (Os Verdes): - Não é verdade!

O Orador: - Se me dá licença… Eu escutei-a!
Mas digo-lhe mais: inclusive, um inquérito destes não pode, nem deve, ficar sujeito a um prazo limitado, como a Sr.ª Deputada refere, de um ano, que não chega nem para fazer a montagem do inquérito. Um inquérito destes não pode ficar limitado a isso, não é para constar apenas para efeitos de calendário, é para ser eficiente e responder.
Mas disse-lhe ainda mais do que isso: a segurança alimentar, a dieta dos portugueses, depende muito mais, todos os dias, do trabalho contínuo que vai sendo sempre feito com a evolução da ciência, do conhecimento,…

Protestos da Deputada de Os Verdes Heloísa Apolónia.

… com a contínua informação aos utentes de qual será a forma racional de ir modificando a dieta alimentar dos portugueses.
Mas devo dizer-lhe mais ainda: afirma também que os portugueses não conhecem a sua dieta alimentar. Por amor de Deus! Os portugueses conhecem-na e muito bem: almoçam e jantam todos os dias!

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

Protestos da Deputada de Os Verdes Heloísa Apolónia.

O Sr. Presidente: - Para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Deputado Henrique Campos Cunha.

O Sr. Henrique Campos Cunha (CDS-PP): - Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: A elaboração do segundo inquérito nacional alimentar, questão levantada pelo projecto de resolução, agora em apreciação, reveste-se de particular importância.

A Sr.ª Heloísa Apolónia (Os Verdes): - Também acho!

O Orador: - É por todos reconhecido que os hábitos alimentares dos portugueses se encontram hoje em mutação e tendem a "virar as costas" à sua tradição mediterrânica.