O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0636 | I Série - Número 012 | 15 de Outubro de 2004

 

poderão chamar de demagogia. Diria antes que é um esforço financeiro grande demais em termos de justiça na distribuição de recursos pelos diferentes sectores da actividade nacional e da vida do País.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

O Sr. Presidente: - Para formular uma pergunta, tem a palavra o Sr. Deputado Bernardino Soares.

O Sr. Bernardino Soares (PCP): - Sr. Presidente, Sr. Primeiro-Ministro, bem percebo que tenha havido alguma dificuldade nos temas a escolher e que alguns Deputados da maioria tenham valorizado o facto de o Governo trazer dois assuntos em que sofre contestação, mas a verdade é que, olhando à volta, o Sr. Primeiro-Ministro e o seu gabinete dificilmente encontrariam assuntos em que não sofressem contestação.

O Sr. António Filipe (PCP): - Exactamente!

O Orador: - Portanto, esta escolha era mais ou menos inevitável.
Após quase três meses de Governo sob a sua liderança, os portugueses podem tirar, já hoje, algumas conclusões.
A primeira é que se mantém a grave política para o País que o governo anterior praticou. Que o digam os trabalhadores da Sorefame, que continuam à espera da assinatura de um protocolo para a viabilização da empresa, que deveria ter sido assinado em Setembro mas que continua sem estar assinado, perante a passividade do Governo.

Vozes do PCP: - Muito bem!

O Orador: - E que o digam, Sr. Primeiro-Ministro, os professores!
Há pouco, o Sr. Primeiro-Ministro falou da primeira reunião do Conselho de Ministros, após ter tomado posse, na qual o Governo anunciou que uma das matérias prioritárias era a colocação de professores. Pois bem, passados três meses, temos hoje centenas de professores a reclamar da última "fornada" de listas, divulgada ontem pelo Ministério da Educação. É que, neste momento, temos mais de 9000 professores não colocados…

A Sr.ª Luísa Mesquita (PCP): - Oiça, oiça!

O Orador: - … e mais de 300 000 alunos afectados por este problema!
Soubemos ontem, Sr. Primeiro-Ministro, que quando os serviços pediram um reforço do pessoal informático para a colocação de professores, o Governo PSD/CDS-PP reforçou os serviços com dois funcionários públicos, requisitados ao Hospital de Santa Marta, que eram auxiliares de acção médica, mais precisamente maqueiros, e estudantes de engenharia informática à noite.

Vozes do PCP: - Extraordinário!

O Orador: - Pois foi esse o "reforço" que o Governo PSD/CDS-PP quis dar para a questão da colocação dos professores!

O Sr. António Filipe (PCP): - Espantoso!

O Orador: - Uma segunda conclusão, Sr. Primeiro-Ministro, é a de que este é um Governo de trapalhadas e de contradições.
Num destes dias, um Domingo à tarde, o Sr. Primeiro-Ministro fez divulgar um comunicado (certamente depois de, naquele recanto favorito da sua residência oficial, ter visto a revista da semana…) a esclarecer que, durante essa semana, em quatro situações diferentes - Galp, GNR no Iraque, taxas moderadoras e colocação de professores - não tinha havido, afinal, contradição entre o que o Sr. Primeiro-Ministro disse e o que os seus Ministros tinham andado a dizer. É espantoso que se chegue a este nível de contradição!
Mas há mais: o Sr. Primeiro-Ministro falou aqui hoje da reforma de um administrador da Caixa Geral de Depósitos e da reforma que ele tinha antes, num banco privado. Essa reforma foi negociada antes de ele entrar para a Caixa Geral de Depósitos. E sabe por quem, Sr. Primeiro-Ministro? Pelo Governo PSD/CDS-PP!

Páginas Relacionadas
Página 0646:
0646 | I Série - Número 012 | 15 de Outubro de 2004   Pausa. O quadro e
Pág.Página 646
Página 0647:
0647 | I Série - Número 012 | 15 de Outubro de 2004   O Sr. João Rebelo (CDS-
Pág.Página 647
Página 0648:
0648 | I Série - Número 012 | 15 de Outubro de 2004   porque é no cumprimento
Pág.Página 648
Página 0649:
0649 | I Série - Número 012 | 15 de Outubro de 2004   Pelo enaltecimento dos
Pág.Página 649
Página 0650:
0650 | I Série - Número 012 | 15 de Outubro de 2004   A Sr.ª Odete Santos (PC
Pág.Página 650