O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1278 | I Série - Número 020 | 07 de Dezembro de 2004

 

Aplausos do PS.

Protestos do PSD e do CDS-PP.

Haverá quem veja no Dr. Santana Lopes qualidades várias. Acredito! Mas duvido que alguém - nem com a maior boa vontade -, depois destes quatro meses, possa dizer que o Dr. Santana Lopes é um bom governante e que foi um bom Primeiro-Ministro. Não, Srs. Deputados, isso não poderão dizer!

Aplausos do PS.

Protestos do PSD.

Srs. Deputados, sei que custa a ouvir, mas isto tem de ser dito!
O que faltou nestes quatro meses foi a capacidade para gerir uma equipa; o que faltou nestes quatro meses foi a capacidade para coordenar um Governo; o que faltou nestes quatro meses foi a capacidade para definir uma orientação para o País; verdadeiramente, Srs. Deputados, o que faltou, nestes quatro meses, foi um Primeiro-Ministro à altura das responsabilidades de um governo de Portugal.

Aplausos do PS.

Sr. Presidente e Srs. Deputados, este é um tempo para um novo começo, um tempo para novas escolhas. O País reclama uma mudança, mas uma mudança que seja, também, uma mudança nas atitudes e nos valores da política.
A acção política precisa desde logo que, no exercício das funções públicas, se recupere o sentido de Estado. Repito, se recupere o sentido de Estado!

Aplausos do PS.

Srs. Deputados, vou dizer outra vez: se recupere o sentido de Estado!

Vozes do PSD: - Já sabemos!

O Orador: - O País não ganha quando o desespero faz esquecer a dignidade e a cultura de respeito pelas instituições.
A acção política precisa que quem governe honre os compromissos. O País não ganha com quem promete muito, o País ganha com quem cumpre o que promete.

O Sr. Hugo Velosa (PSD): - Ah pois!

O Orador: - A acção política precisa que se fale verdade. O País não ganha com quem vende ilusões nem com quem mascara os resultados.
A acção política precisa de se concentrar no essencial: resolver os problemas do País e responder aos problemas dos portugueses. O País não ganha com governos que só se preocupam com as aparências e com a imagem.

Protestos do PSD e do CDS-PP.

Governar, Srs. Deputados, exige competência e realismo, governar exige a ambição de se olhar para lá dos meros ciclos eleitorais.

Aplausos do PS.

E de uma coisa, Srs. Deputados, estou convencido: é que governar Portugal não é passar o tempo a fazer ajustes de contas com o passado. Portugal não precisa de quem vem apenas para dizer mal de quem o antecedeu. Esse foi um péssimo exemplo que foi dado!

Aplausos do PS.

Protestos do PSD e do CDS-PP.