O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

44 | I Série - Número: 067 | 16 de Abril de 2009

A Sr.ª Deputada e o Sr. Deputado Bravo Nico devem sentir-se orgulhosos da desmotivação dos professores do ensino profissional, do ensino básico e do ensino secundário! VV. Ex.as devem sentir-se orgulhosos de um Ministério da Educação que anunciou um sistema de avaliação de professores completamente errado e que se viu obrigado a recuar!

O Sr. Pedro Mota Soares (CDS-PP): — Muito bem!

O Sr. Abel Baptista (CDS-PP): — VV. Ex.as devem sentir-se orgulhosos de um Ministério da Educação que apresenta um estudo e um relatório que disse ser da OCDE mas que, afinal, era mais ou menos um estudo feito pelo próprio Ministério, que nem sequer ouviu as escolas que constavam desse estudo — aliás, muitas delas nem sabiam que estavam no estudo! Vejam bem o orgulho que devem sentir deste Ministério da Educação! VV. Ex.as devem sentir-se muito orgulhosos da forma como está a decorrer o concurso de professores para a disciplina de Espanhol — é um orgulho muito grande, com certeza, para o PS e para este Ministério da Educação! VV. Ex.as devem sentir-se muito orgulhosos do Estatuto do Aluno que aprovaram em contraciclo com aquilo que seria desejável para um verdadeiro estatuto de um aluno, e por isso VV. Ex.as falam de obras.
VV. Ex.as devem sentir-se muito orgulhosos da forma como foram colocados os professores de ensino especial e da maneira como o fizeram nos últimos dois anos — devem sentir orgulho disso, por isso falam de obras!

O Sr. Nuno Magalhães (CDS-PP): — Muito bem!

O Sr. Abel Baptista (CDS-PP): — VV. Ex.as devem sentir muito orgulho da forma como obrigam famílias a colocar alunos com deficiência em escolas que não estão preparadas e em escolas onde as famílias não querem colocá-los — devem sentir orgulho disso, por isso falam de obras!

Vozes do CDS-PP: — Muito bem!

O Sr. Abel Baptista (CDS-PP): — VV. Ex.as devem sentir muito orgulho de um Ministério da Educação que tem uma directora regional que levanta um processo disciplinar a um professor por contar apenas uma anedota — disso VV. Ex.as devem sentir orgulho! Devem sentir orgulho, com certeza, de a mesma directora regional de educação achar normal que um aluno ameace uma professora com uma réplica de uma arma — disso devem sentir orgulho, por isso falam de obras!

Vozes do CDS-PP: — Muito bem!

O Sr. Abel Baptista (CDS-PP): — VV. Ex.as devem, efectivamente, sentir orgulho desta Ministra da Educação, por isso vêm aqui falar de obras no parque escolar.

Aplausos do CDS-PP.

O Sr. Presidente (António Filipe): — Para responder, tem a palavra o Sr. Deputado Bravo Nico.

O Sr. Bravo Nico (PS): — Sr. Presidente, Sr. Deputado Abel Baptista, começo por lhe agradecer a oportunidade que me dá de poder esclarecê-lo um pouco mais.
Quero dizer-lhe que temos muito orgulho em termos hoje uma escola pública que tem dentro de si cerca de mais 800 000 portugueses do que tinha há quatro anos atrás! Mais 800 000 alunos na escola pública é sinal de um grande trabalho e de reconquista dos cidadãos para a sua qualificação.

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — 800 mil?!