O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

42 | I Série - Número: 035 | 7 de Janeiro de 2011

Paulo Marques era um conservador da «terra dos conservadores», dos conservadores autênticos, de Inglaterra. Esse era o seu traço e o seu carácter: era um conservador e um católico e, portanto, um democrata-cristão à portuguesa.
O CDS era, portanto, a «sua casa» natural e ele foi-lhe sempre fiel, ao longo da história do CDS. Era um luso-britânico, filho de portugueses e de ingleses, um sinal vivo dessa mais velha aliança do nosso país, e a imagem e o corpo permanente dessa dupla presença. Era, por isso, um gentleman e assim foi conhecido, reconhecido e saudado por todos.
Gentleman não se traduz por cavalheiro. Tal como noutras palavras, como saudade, que só existe na nossa língua, gentleman verdadeiramente também só existe na sua língua materna; e, para conhecermos o significado da palavra, era bom conhecermos a personalidade e a pessoa de Paulo Marques. Tinha aquele sentido de humor britânico, às vezes, obnóxio, às vezes, paradoxal — witty — , e pontuou muitos momentos da vida do CDS, com esse seu sentido de humor, com essa sua graça e com uma presença suave, serena, tranquila, que foi sempre a sua marca.
Deixou também a sua marca na diplomacia portuguesa: foi Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e, entre os diplomatas portugueses ou embaixadores que frequentaram a nossa capital, deixou um vasto leque de relações de amizade. Teve também, por isso, um papel muito importante no estabelecimento e no fortalecimento das relações internacionais do nosso partido, que foram sempre um dos nossos mais fortes capitais políticos.
Por isso, no dia de hoje, ao apresentarmos este voto, estendemos as nossas homenagens à sua mulher, a Isabel Marques, nossa fundadora, aos seus filhos e aos seus netos; estendemos também o testemunho da nossa gratidão ao seu marido, ao seu pai e ao seu avô, pela forma como nos serviu, ao longo de mais de 30 anos, e pelo exemplo notável que nos deixa.
Muito obrigado, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: — Srs. Deputados, vamos votar o voto n.º 85/XI (2.ª) — De pesar pelo falecimento de Paulo Lowndes Marques (CDS-PP).

Submetido à votação, foi aprovado por unanimidade.

É o seguinte:

No passado dia 1 de Janeiro faleceu Paulo Lowndes Marques.
А 19 de Julho de 1974 foi um dos fundadores do CDS, onde foi dirigente e sempre atento conselheiro, tendo deixado, na vida pública portuguesa, uma marca de serenidade e de cultura, aliadas a um forte sentido institucional e de compromisso, sempre sem abdicar dos seus valores.
Distinto advogado e especialista em relações internacionais, serviu como Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros no VIII Governo Constitucional. Presidente da British Historical Society of Portugal e da Câmara de Comércio Portuguesa no Reino Unido, Paulo Lowndes Marques deu um forte contributo para o fortalecimento das relações luso-britânicas e para o estudo diplomático da mais antiga aliança entre dois países europeus.
Homem de grande cultura, teve um papel preponderante em várias instituições, desde o Teatro Nacional de São Carlos à World Monuments Fund Portugal, de que era presidente e cuja primeira iniciativa — o projecto Torre de Belém — recebeu o prémio Europa Nostra. O seu envolvimento entusiástico foi sempre determinante para o sucesso de várias iniciativas, do património às artes do espectáculo.
A Assembleia da República exprime o seu pesar, presta homenagem à sua memória e apresenta à família de Paulo Lowndes Marques sentidas condolências.

O Sr. Presidente: — Srs. Deputados, passamos ao voto n.º 90/XI (2.ª) — De pesar pelo falecimento Malangatana Valente Ngwenya (PS, PSD, CDS-PP, BE, PCP e Os Verdes).
Tem a palavra a Sr.ª Secretária para proceder à respectiva leitura.

A Sr.ª Secretária (Celeste Correia): — Sr. Presidente e Srs. Deputados, o voto é do seguinte teor:

Páginas Relacionadas