12 DE OUTUBRO DE 2023
29
com quem os pratica, mas digo-lhe, Sr. Presidente da Assembleia da República, que não pode esperar da História absolvição.
Sei, Sr. Presidente, que são palavras duras estas que lhe dirijo, mas são palavras merecidas. Digo-as com a legitimidade de ser Presidente do único partido que celebra com entusiasmo, sem reserva mental, quer o 25 de Abril quer o 25 de Novembro.
O Sr. Eurico Brilhante Dias (PS): — Sim, sim! O Sr. Rui Rocha (IL): — Com a mesma liberdade, com entusiasmo e com a mesma legitimidade, digo aqui:
25 de Abril, sempre! 25 de Novembro, sempre! Viva a liberdade e viva a democracia! Aplausos da IL. O Sr. Presidente: — O Sr. Deputado tem seis pedidos de esclarecimento. O Sr. Pedro Filipe Soares (BE): — Sr. Presidente, peço a palavra. O Sr. Presidente: — Sr. Deputado Pedro Filipe Soares, é para fazer uma interpelação à Mesa? O Sr. Pedro Pinto (CH): — É para dizer que está muito triste! O Sr. Pedro Filipe Soares (BE): — Não, Sr. Presidente, é um pedido de defesa da honra da bancada. Vozes da IL: — Ah! O Sr. Presidente: — Sendo um pedido de defesa da honra da bancada, tem prioridade, faça favor. O Sr. Pedro Pinto (CH): — «Estou muito triste!» O Sr. Pedro Filipe Soares (BE): — Sr. Presidente, Sr. Deputado Rui Rocha, no meio das alarvidades que
disse daquela tribuna, disse um conjunto de mentiras objetivas. Gostava de ouvir da sua boca, se é que tem alguma coisa para dizer, um exemplo de um ditador defendido
pelo Bloco de Esquerda. Acabou de dizer, ali de cima, que o Bloco de Esquerda defendia ditaduras e ditadores. Quero um exemplo ou, se não tiver nenhum, então tenha vergonha, pelo menos, e reconheça que a única coisa que pretendeu dizer ao País daquele púlpito foi mentiras.
Foi mentira também, já agora, quando acusou o Bloco de Esquerda de não ter dito uma única palavra para condenar o Hamas: é falso, Sr. Deputado! Leia os jornais.
A Sr.ª Rita Matias (CH): — Quais jornais?! O Sr. Pedro Filipe Soares (BE): — É falsa a sua palavra, é uma mentira e o Sr. Deputado mentiu
deliberadamente, o que faz de si um mentiroso! A Sr.ª Rita Matias (CH): — Fizeram uma manifestação de apoio ontem! Vergonha! O Sr. Pedro Filipe Soares (BE): — E não é um mentiroso político, é um mentiroso nos factos. Protestos da IL. A coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua,… O Sr. Pedro Pinto (CH): — Onde é que ela está?!