I SÉRIE — NÚMERO 32
28
O que o Sr. Deputado disse foi que «a direita está nervosa e angustiada». Sabe o que é que me deixa nervosa, a mim e aos meus companheiros aqui na bancada do Partido Social Democrata? É o que o PS faz ao País — isso é que nos deixa nervosos!
Aplausos do PSD. Em 2011, trouxeram a troica. O que é que aconteceu? Aconteceu que, quando trouxeram a troica, tiveram
de implementar um programa que, de facto, tornou pior a vida dos portugueses. É que, quando se deixa o País em bancarrota, necessariamente é preciso implementar medidas que tornam mais difícil a vida dos portugueses. Os senhores criaram esse programa justamente para que fosse difícil aos que tinham ganhado as eleições em 2011 implementá-lo. Mas nós implementámo-lo e até ganhámos as eleições em 2015.
Vozes do PSD: — É verdade! A Sr.ª Joana Barata Lopes (PSD): — Os senhores, talvez preocupados por, apesar disso, termos
conseguido ganhar as eleições em 2015, o que fizeram foi aliar-se rapidamente à esquerda para criar a dita geringonça, dizendo: «Aqui d’el rei! É melhor que nos aliemos àqueles com quem, afinal, até nem concordamos…» — como hoje ainda aqui se prova, com estes mesmos diplomas — «…e, portanto, vamos montar uma geringonça para governar.»
E governaram, e passou um Orçamento do Estado, e passou outro, passaram seis anos de governação, e o que é que aconteceu? Caiu a geringonça justamente por diplomas como este, que agora o PS diz que, afinal, não são assim tão importantes. O PCP continua a dizer que não, que são muito importantes. O PS continua a não concordar. Mais uma vez, convém relembrar, não há acordo ou estabilidade na esquerda. Convém manter isto bem presente, porque estamos em período pré-eleitoral.
O Sr. Bruno Dias (PCP): — Estamos em período eleitoral?! Não se nota nada!… A Sr.ª Joana Barata Lopes (PSD): — Qual é o problema? O que é que o PS veio dizer em 2021? Veio dizer:
«Deem-nos a maioria absoluta. Deem-nos a maioria absoluta, porque não podemos confiar na estabilidade com a geringonça.» Muito bem, os portugueses deram-lhe a maioria absoluta. O que é que o PS fez? O Governo não caiu porque o PSD quis, embora concorde. O Governo caiu por questões judiciais e entendimentos do próprio Partido Socialista.
Aplausos do PSD. Foi o Primeiro-Ministro socialista que se demitiu. Portanto, esse não foi um ato que tenha acontecido por
culpa nossa. O que é que o Partido Socialista tem a dizer aos portugueses? Bom, hoje, o que o Partido Socialista tem a
dizer aos portugueses é que continua a não concordar com o PCP, e o Bloco de Esquerda diz que continua a achar que o PS está mal.
Não há estabilidade na esquerda, portanto, naturalmente, no dia 10 de março os portugueses só podem votar no Partido Social Democrata.
Aplausos do PSD. O Sr. Presidente (Adão Silva): — Ainda para um pedido de esclarecimento, agora do PCP, tem a palavra o
Sr. Deputado Duarte Alves. O Sr. Duarte Alves (PCP): — Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados, Sr. Deputado Fernando José, vai-me
permitir que registe que o PSD já fez hoje duas intervenções e não disse uma única vez a palavra «trabalhadores», a palavra «trabalho».