O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

8 DE ABRIL DE 1993 45

o Sr. Silva Marques (PSD): — A razAo da minim pergunta t precisamente essa.

A Sr.’ Helena Sanches Osório: — Pb o qué, Sr. Dcputado?

A Sr.’ Helena Sanches Osório: — Quero pedir aoSr. Presidente e ao Sr. Deputado que me deixern fazer umapequena observaçäo, pan ver se podemos parar corn esteassunto eoncreto. Penso que o Sr. Deputado Silva Marques nao Sc opera.

o Sr. Presidente: —Se for uma observaçäo que erielluidez aos traballios, pode fazë-la

A Sr.’ Helena Sanches Osório: —Sr. Presidente, 6 parafacihtar.

o Sr. Presidente: — ... se for urna observaçao tie cr1-flea a maneira tie fazer a pergunta, a insistëncia on anautor da pergunta, näo.

A Sr.’ Helena Sanches Osório: — Nio, Sr. Presidente, 6 para fadiitar.

o Ministro Laborinho Lflcio tern passado este ano adizer que a sua luta 6 contra a corrupçäo, isto 6, pan esseMinistro, este aiio é urn ano de luta contra a corrupçao.Corrupço, legalmente, sO se passa no universo do Estado, como o senhor sabe. Portinto, quando 0 prOprio Ministro Laborinho Lücio delirnita a corrupcäo e diz que vaihaver urna grantie luta contra a comipçflo, nile haveráperigo de se pensar pie hA corrupço no Esiado?

Por que 6 que eu, delirnitando os ministros, que podernser ministros de vários palses, de urn universo inteiro,estou a delimitar? Penso que 6 mais fácil se pensarmosnestes moldes. 0 prOprio Ministro e 0 prOprio Primeiro-Ministro tern falado que querern lutar contra a corrupçAo.Ora, a corrupção näo 6 nurn universo não rnuito delirnilado, 6 dos rninistros, 6 dos secretlrios tie Estado. A rnenosque so se queira a corrupçAo dos continues, rnas pensoque nâo... Penso que 6 a corrupço do Esiado todo.

o Sr. Presidente; — Penso que, corn este eselarecimento, a Sr.’ Depocute acabou pot responder, de algum modo,a pergunta cia conflnaçao do universo.

o Sr. SOya Marques (PSD): — Sr. Presidente, se mepermite, penso que nAo o fez.

Sr.’ Helena Sanches OsOrlo, evidenternente que hadelimitaçoes, e era essa a questAo que colocava. A senhora, se cornunicar a Cornisso qual o Governo, está a delirnitar mais 0 universo,...

A Sr’ Helena Sanches Osono — Exactamentet

o Sr. Silva Marques (PSD): — Essa delirnitacAo.

A Sr.’ Helena Sanches Osório: — Qual delimitaçao,Sr. Deputado?

O Sr. Silva Marques (PSD): — A delimitaçäo ao universo mrnisteriaj.

A Sr.’ Helena Sanches Osdrio: — Sr. Deputado, apant tie agora, nao fate na televisao sent the perguntarprimeiro, a si, o que posse dizer, em que pessoas possofalar, qual 6 o universo!

O Sr. Silva Marques (PSD): — Sr. Presidente,...

A Sr.’ Helena Sanches Osório: — Nao 6, <

O Sr. SOya Marques (PSD): — ... nao 6 aceitAvel.A senhora tern o direito tie responder on de se recusar aresponder...

O Sr. Presidente: — Sr. Deputado Silva Marques, tilt--me licença? Näo obstante a pertinência eventual das suasconsideraçOes, quem faz a policia cia audiencia son eu.Sr.’ Depoente, faça o favor de se inibir tie fazer comencAries, ainda que possarn ser suscitados na pergunta. Naresposta, coiba-se de fazer cornentArio sobre a postura doDeputado.

o Sr. Silva Marques (PSD): — Se me permite,Sr. Presidente, passe a pergunta seguinte, porque considero inconclusiva a resposta a questAo que coloquei.

Sr.’ Helena Sanches OsOrio, jA no decorrer do seudepoimento nesta Cornisso, dcclarou que está convicta,neste memento, tie que não houve urn caso consurnadotie corrupçao.

Mais: admite at6 que näo tenha havido urn caso tiecorrupção, porque, no sen entendimento — e nAo queroabordar essa questAo —, sO existe corrupçäo havendo intervençao de agentes cia Administraçao Pimlica.

Entao, a Sr.’ Helena Sanches OsOrio estA convencidatie pie não houve qualquer intervençao. tie qualquer agente, seja qua! for o seu nIvel hierArquico, cia AdministraçaoPáblica?

A Sr.’ Helena Sanches Osório: — Suspeito que realmente nAo houve, Sr. Deputado.

Hi

o Sr. Silva Marques (PSD): — ... mas nAo estA a identificar o interveniente. E per isso que Ihe coloquei a questao cia deliinitaçlo. A Sr.’ Helena Sanches OsOrho podiater dice <

O Sr. Silva Marques (PSD): — Nao houve. Mas suspeita ou estA convencida?

A Sr.’ Helena Sanches Osório: — Suspeito, mAo tenhoprovas de nada, Sr. Deputado. Se tivesse provas, teriacontado no jornal.

o Sr. Silva Marques (PSD): — NAo the estava a falartie provas mas a falar cia sua convicçAo, porque no decorrer do sen...

A Sr.’ Helena Sanches Osório: — A minha convicçAo6 isso. Quando eu digo <