O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

S DL ABRTL DE 1993 41

Relativamente ao assunto que aqui nos trouxe, gostavade perguntar a Sr.’ D. Helena Sanches Os&io se reconhecc a aim importAncia do assunto que estamos a abortiar eque diz respeito a corrupção.

A Sr.’ Helena Sanches Osório: — Sr. Deputado SilvaMarques, no princIpio desta sessão, expliquei que nflo setram, provavelmente, de urn caso de comipçAo. Portanto,näo posso dar importhncia àquilo a que no del importância e a que ninguém deu importAncia durante 19 dias.

0 Sr. Silva Marques (PSD): — Mas a Sr.’ D. HelenaSanches OsOrio cia importAncia ao fenorneno, em termosgenéricos, tin corrupçäo?

A Sr.’ Helena Sanches Osório: — Evidentemente quetiou muita importflncia ao fenOrneno tin corrupção.

O Sr. Silva Marques (PSD): — Perguntei-lhe, e insisto, que me diga se se sentijia mais a vontade para colaborar corn a Comissao se cia fosse restrita.

A Sr.’ Helena Sanches Osório: — Penso que colaborei com a Comissao em tudo aquilo em que podia tercolaborado. A Cornissao quer extorquir tie mim no sei oqu&..

o Sr. Silva Marques (PSD): — Nao rne cabe a mimadiantar a sun resposta!... Não quer responder a minhaquestAo?

A Sr.’ Helena Sanches Osório: — Mas no que 6 queo Sr. Deputado quer que cii coiabore mais? Em que sentido? Quer que eu invente uma histOria tie corrupço parasatisfazë-lo?

O Sr. Silva Marques (PSD): — Portanlo, acha naturalque esta Comissno se empenhe em tratar tie descobrir urncaso concrelo tie eventual corrupçao?

A Sr.’ Helena Sanches Oscirio: — Do qual cu näo tenho conhecirnentos, Sr. Deputado Silva Marques.

o Sr. Silva Marques (PSD): — Mas acha natural quea Cornissio tente e se ernpenhe na tentativa tin descoberin tie urn caso eventual tie corrupcao?

A Sr.’ Helena Sanches Osório: — Nun quaiquer casoeventual de corrupção, penso que sirn. Terão depois tieprocurá-lo.

O Sr. Silva Marques (PSD): — Muito bern.E a Sr.’ Helena Sanches OsOrio acha natural também

que a Cornissfto solicite a sua colabornçio para essa [malidade?

A Sr.’ Helena Sanches Osório: — Pois se a Comissäome solicitou, eu aqui estou;

O Sr. Silva Marques (PSD): — A Sr.’ D. Helena Sanches OsOrio se nUr-se-ia mais a vontade pam colaborar corna Comissao se a sessâo fosse restrita?

A Sr.’ Helena Sanches Osório: — hi disse que nAo,Sr. Deputado.

O Sr. Silva Marques (PSD): — Não 6 a mesma questAo que the foi posm ha pouco. Eu pergunlei-lbe se sesentiria mais a voninde para colaborar corn a Comisso seeta fosse restrita.

A Sr.’ Helena Sanches Osdrio: — Sr. Deputado, nominuto que aqui cheguei e cornecei a falar, expliquei,rigorosamente, o que tinha dito na televisAo. Näo possoinventar uma histOria tie corrupçAo para o satisfazer!...

Portanto, o que 6 que o Sr. Deputado quer que eu lhediga mais?

o Sr. Silva Marques (PSD): — Sr.’ D. Helena SanehesOs&io, nAo pretendo discunos cia pai-te cia senhoma...

A Sr.’ Helena Sanches Osório: — Nao säo discuiws!...São verdades, são factos. Eu nlo faco discursos, Sr. Deputado.

O Sr. Silva Marques (PSD): — Sr.’ D. Helena SanchesOsOrio, estou a colocar-lhe esm pergunta porque, ha pouco, rnanifestou preocupaçOes genéricas acerca ate tin eventualidatie tie, em consequência das suas declaraçOes,poder vir a ser acusada tie injüria ou tie qualquer outroacto ilicito. Par isso, volto a perguntar-the se se sentiriamais a vontatie para colahorar corn a Comissao no casodela ser restrita. Quer responder a rninha questflo?

A Sr.’ Helena Sanches Osório: — Sr. Deputado SilvaMarques, o senhor 6 jurista e sabe que a caltinia 6 semprecalünia. quer seja dita a uma, tiuas, três, quatro ou 20pessoas. Tanto faz!... Pam caluniar, nAo inc sinto mais avontatie corn urna do que corn 200 pessoas. Eu não calunb em frente tie ninguérn. Portanto, nAo me sinto nemrnais nern menos a vontade por a reunião ser restrita ounäo restrita.

O Sr. Silva Marques (PSD): .—Nfto insisto. A Sr.’ D. Helena Sanches OsOrio cornenla as minhas perguntas, Sr. Ikesitiente, e eu nAo sei qual será a pertinêneia relativamentets regras gerais ou a utilidade dessa atitude.

No entanto, não voito a insistir e considero que aSr.’ D. Helena Sanches OsOrio não quis responder, perque eu pus-the urna questAo muito concrem.

A Sr.’ Helena Sanches Osório: — Eu respondi. Disseque tanto me faz que a reuniAo seja restrita ou alargada.Respondi concretissimainente.

0 Sr. Silva Marques (PSD): — Muito bern.Sr.’ D. Helena Sanches OsOrio, quando 6 que soube do

caso que invocou no programa tIn televisao?

A Sr.’ Helena Sanches Osório: — Nao me lembro,Sr. Deputado.

Mas por que 6 que os senhores nao estAo atentos aoque eu digo? hi h pouco disse que nao me lembrava!

o Sr. Presidente: — A Sr.’ Depoente deve coibir-se defazer crfticas.

A Sr.’ Helena Sanches Osório: — Sr. Presidente, entAo estou aqui ate a rneia-noite!...

o Sr. Presidente: — Deve coibir-se tie tazer criticas...

A Sr.’ Helena Sanches Osório: —E os Srs. Deputados lambém...