O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2562

II SÉRIE — NÚMERO 101

CÂMARA MUNICIPAL DE SILVES

Extensão das vias municipais, segundo o tipo de pavimento

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Observações. — Estes números referem-se unicamente a estradas e caminhos municipais classificados.

Câmara Municipal de Silves, 9 de Janeiro de 1984.— O Responsável pela informação, (Assinatura ilegível.)

CÂMARA MUNICIPAL DE TABUAÇO

Ex.mo Sr. Director-Geral da Direcção-Geral dos Serviços Parlamentares:

Assunto: Correcção de assimetrias de desenvolvimento.

Acusando a recepção do ofício de V. Ex.a n.° 2526/ SAP/83, de 21 de Dezembro findo, e sobre o assunto no mesmo respeitante ao concelho de Tabuaço, tenho a honra de informar o seguinte:

a) População servida por água canalizada:

Como se pode verificar pelo mapa apenso, apenas 3 freguesias ainda não estão servidas por água canalizada. Ao serviço do concelho já estão instalados 2100 contadores, e os trabalhos de abastecimento de água continuam a ter prioridade sobre outros de que Tabuaço muito bem precisa.

Como sejam habitações para classes débeis, em que muitas vivem em palhais, que são autênticos tugúrios, com a agravante de no Inverno esta terra ser muito fria e difícil de suportar. O número de habitantes do concelho anda à roda de 9000, e julga-se que 8/io estão servidos com água canalizada, tudo obtido à custa de processos bastante onerosos, ou seja, por furos com profundidades à roda de 100 m, o que implicou novos depósitos, novas aduções, desvios de electricidade, aquisição de bombas, etc.

b) Densidade da rede viária municipal:

Como se pode verificar pelo mapa apenso, poucas são as estradas que ainda se encontram em regime de terraplenagem. Estas últimas, que são bem necessárias e que foram abertas com base em empréstimos da banca mundial, encontram--se em regime de consolidação, que são:

Estrada da Foz do Tedo a São Martinho de Adorigo;

Estrada da central eléctrica do Távora à Desejosa, passando pela Ponte do Vau;

Estrada de Vale de Figueira às Galgueiras (proximidades de Tabuaço).

Dificilmente se obterá as necessárias dotações para as pavimentar a macadame e depois beru-miná-las.

c) Número de bibliotecas:

Existe uma única biblioteca municipal, que foi construída de propósito para o ser, tendo sido dotada por cerca de 4000 volumes pela distinta família Macedo Pinto, deste concelho, que os ofereceu à Câmara (estavam um pouco abandonados).

Temos um funcionário encarregado da mesma e a Câmara está estudando a aquisição de livros mais actualizados, pois os que possui são muito antigos e de uma maneira geral com mais de 100 anos.

Julgando ter prestado as informações solicitadas, apresento a V. Ex,a os meus melhores e respeitosos cumprimentos.

Paços do Concelho de Tabuaço, sem data. — O Presidente da Câmara, Boaventura Gonçalves de Freitas.

CÂMARA MUNICIPAL DE TORRES VEDRAS

Ex.mo Sr. Director-Geral dos Serviços Parlamentares:

Relativamente ao solicitado no ofício e tendo em vista a satisfação de um pedido formulado pelo deputado Magalhães Mota, junto envio a V. Ex.a 2 fotocópias, contendo as informações do sector de estradas municipais e outra do sector de cultura (bibliotecas).

No que respeita ao abastecimento de água, segundo informação prestada pelos Serviços Municipalizados, a população servida por abastecimento domiciliário é de 33 500 habitantes.

Com os melhores cumprimentos.

Paços do Concelho de Torres Vedras, 16 de Fevereiro de 1984. — O Presidente da Câmara, José Augusto Clemente de Carvalho.