O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4-(4)

II SÉRIE-A — NÚMERO 1

PREÇO DO PET3CLEO

Dólares oor barrii

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Custo do Petróleo (índice de evolução real)

1980=100

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

GRAFICO 1.1.2.

cerca de 100 dias de consumo normal enquanto em 1979 não chegariam para mais de 80 dias. Outro aspecto que pode mitigar as consequências da subida do petróleo sobre a economia mundial decorre do facto dos ciclos económicos nas grandes regiões (Estados Unidos, Europa e Japão) não se encontrarem todos na mesma fase.

Os países mais afectados pelas recentes resoluções do Conselho de Segurança das Nações, Unidas relativamente ao embargo económico contra o Iraque são, em primeiro lugar, um pequeno número de países em desenvolvimento (Turquia, Jordânia, Líbano e Síria) cujas exportações para o Iraque e Koweit representavam um peso significativo no total das suas exportações e, em segundo lugar, o grupo de países mais dependentes do petróleo iraquiano e koweitiano — o Sudão, cuja dependência ronda 68 %, Turquia também neste grupo,

com um grau de dependência de 62 % e o Brasil, Jugoslávia e índia (20 %-25 %). De entre os países industrializados, os maiores importadores de petróleo proveniente da área de conflito eram a Itália (16 %) e o Japão (10 %).

Em termos de oferta de crude, a situação não é dramática. No 1.° semestre do corrente ano, a produção conjunta do Iraque e do Koweit representou cerca de 7,8 % do total da produção mundial. No mês de Julho, a produção diária daqueles dois países cifrou-se à volta de 4,85 milhões de barris e as exportações diárias foram da ordem dos 4,3 milhões de barris. De acordo com estimativas da Agência Internacional de Energia (AIE) aquela redução da oferta poderia ser parcialmente compensada pelo aumento das quotas de produção dos países da OPEP, cuja capacidade instalada vai permitir a extracção de mais 3,7 milhões de barris por dia no último trimestre de 1990. Por outro lado, embora os outros produtores mundiais de petróleo — União Soviética, Estados Unidos, Inglaterra, México — não estejam preparados para colmatar, no curto prazo, as quebras na oferta, o seu peso quer em termos de produção — mais de 60 "Io do total em 1989 — quer de reservas é suficientemente importante para moderar as expectativas mais pessimistas sobre o desenlace da crise do golfo. Aliás, é interessante notar que o peso dos países da OPEP na produção mundial passou de 48 % em 1979 para 37 % em 1989.

A recente subida abrupta dos preços do petróleo dificilmente poderá ser explicada pelo lado da oferta. Não obstante a crise do golfo ter afectado cerca de 8 °7o da produção mundial, a resposta dos países da OPEP através do aumento das suas quotas de produção teria sido suficiente para normalizar o abastecimento nos mercados internacionais e evitar uma explosão dos preços como aquela que veio a acontecer. Deste modo, o aumento do preço do barril de petróleo de 16 dólares em Julho para cerca de 40 dólares em Setembro deverá ser interpretado à luz de expectativas acumuladas sobre a possibilidade da eclosão de uma guerra naquela área vir a causar problemas muito sérios ao abastecimento mundial, sobretudo se o conflito se alargar à Arábia Saudita, país detentor de importantes reservas.

A incerteza ter-se-á feito sentir com alguma intensidade em segmentos importantes do mercado petrolífero, levando ao aumento da procura com vista à constituição de stocks de precaução não justificáveis em situações normais. Aliás, o consumo mundial de petróleo sofreu alguma redução na sequência da crise no Médio Oriente, o que teria permitido ajustar a procura à oferta não fora o clima de pessimismo quanto ao desenrolar do conflito. Assim, os preços subiram no mercado até ao nível em que os operadores não governamentais encontraram novas condições de equilíbrio dadas as reservas de que dispunham e as que desejavam acumular para aumentarem o seu grau de segurança perante uma situação de grande instabilidade.

Nesta altura é ainda grande a incerteza quanto ao desfecho final dos acontecimentos. Na linha de alguns