O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

822

II SÉRIE-A — NÚMERO 50

outros comportamentos marginais e criminógenos, conduzidos por delinquentes e por grupos de comportamento anti-

-social;

Impõem uma reafirmação dos valores democráticos da tolerância, do pluralismo e do respeito mútuo, sem embargo da necessidade de um forte apelo aos poderes públicos para que promovam tanto as iniciativas cívicas e educacionais quanto as acções de prevenção e repressão policial indispensáveis a minorar e a debelar a tendência para o aumento da violência e do crime.

Neste sentido, a Assembleia da República delibera mandatar o Governo para que urgentemente constitua uma comissão independente e especialmente qualificada para proceder à organização de um livro branco visando a compreensão, designadamente, dos seguintes aspectos de incidência fundamental nas áreas metropolitanas:

Estrutura e movimentos demográficos e sua caracterização na última década;

índices de desemprego e de pobreza e seu reflexo nas condutas sociais;

Situação das minorias étnicas;

Situação do sistema de ensino e níveis de aproveitamento escolar,

Principais factores de risco tidos como causas da delinquência e do crime;

Tipos de resposta institucional às principais formas de delinquência e de consumo de droga e graus de eficiência demonstrada — nos domínios da prevenção, da repressão e da punição;

Tipologia dos comportamentos sociais criminógenos.

Tal comissão deverá poder dispor de toda a informação disponível nos departamentos públicos e o apoio necessário à concretização eficaz do seu mandato.

Ao longo do seu trabalho, a comissão deverá poder desenvolver todos os contactos de informação e avaliação que tiver por convenientes à realização da sua missão.

Palácio de São Bento, 14 de Junho de 1995. — Os Deputados do PS: Jaime Gama — Jorge Lacão—José Vera Jardim — António Costa — Alberto Costa (e mais uma assinatura).

A DrvisAo de Redacção e Apoio Audiovisual.

O DIÁRIO

da Assembleia da República

Depósito legal n.° 8819/85

IMPRENSA NACIONAL-CASA DA MOEDA, E. P.

1—Preço de página para venda avulso, 7$50 + IVA.

2 — Para os novos assinantes do Diário da Assembleia da República, o período da assinatura será compreendido de Janeiro a Dezembro de cada ano. Os números publicados em Outubro, Novembro e Dezembro do ano anterior que completam a legislatura serão adquiridos ao preço de capa.

PREÇO DESTE NÚMERO 126$00 (IVA INCLUÍDO 5%)

"VER DIÁRIO ORIGINAL"