O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

504

II SÉRIE -A — NÚMERO 29

A sua beleza natural, a que obviamente não é alheia a proximidade do mar e da ria, fez de Cabanas local escolhido pelos investidores para construção das várias estruturas turísticas circundantes.

3 — Demografia:

O concelho de Tavira, à semelhança de outros no Algarve, tem observado um acentuado despovoamento das suas freguesias do interior e um acréscimo significativo do litoral, tendo para tal contribuído fortemente o acréscimo populacional de Cabanas durante as últimas décadas.

Efectivamente, o núcleo urbano de Cabanas constitui actualmente a zona mais habitada da freguesia de Conceição e uma das mais populosas do concelho de Tavira.

O aumento demográfico de Cabanas tem sido progressivo e deve-se à construção das estruturas turísticas, as quais têm vindo a criar, necessariamente, um número muito significativo de postos de trabalho.

A Escola do 1.° Ciclo de Cabanas é, de longe, a mais populosa da actual freguesia de Conceição, sendo frequentada actualmente por 45 crianças. Por outro lado, o número de crianças e jovens de Cabanas que frequentam em Tavira os 2." e 3.° ciclos do ensino básico e o ensino secundário estima-se em cerca de 200 estudantes. Ainda relativamente a crianças, o número das que frequentam o jardim de infância é actualmente de 42.

Relativamente ao número de fogos, verifica-se um crescimento gradual, a que não é obviamente alheia a crescente vocação turística de Cabanas. A futura freguesia tem recenseados, em Maio de 1995, 945 eleitores. A taxa de variação demográfica relativa aos cinco últimos recenseamentos eleitorais é a resultante do movimento expresso no quadro seguinte:

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Como se constata da leitura do quadro, o número de eleitores tem vindo a aumentar a uma taxa de variação de 0,05 %.

A futura sede de freguesia tem 809 eleitores.

Os limites geográficos da freguesia proposta são perfeitamente homogéneos e restritos, pelo que a acessibilidade à sede proposta se encontra perfeitamente simplificada, até porque as distâncias a vencer são muito pequenas.

O concelho de Tavira tem uma área de 611,05 km2, distribuídos da seguinte forma pelas oito freguesias actuais:

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

No recenseamento eleitoral de 1995 registam-sei por freguesias do concelho de Tavira, os seguintes eleitores:

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

A densidade populacional face aos eleitores por quilómetro quadrado é de 42,7, sendo o número de eleitores da nova freguesia superior a 800 (945). 4 — Economia:

Com uma economia originariamente dominada pela actividade piscatória, o turismo é hoje o principal factor de desenvolvimento na vida dos Cabanenses. Esta actividade ocupa a maior parte da população activa de Cabanas, empregando também um número significativo de habitantes de localidades vizinhas e provocando ainda algum movimento imigratório.

Para além do turismo, a pesca artesanal, o comércio e os serviços são outras das actividades económicas predominantes em Cabanas.

A pesca artesanal ocupa ainda parte considerável da população. Directa ou indirectamente, muitos cabanenses vivem exclusivamente desta fonte, a qual contribui para o enriquecimento do valor turístico de Cabanas, pela oferta diária de óptimas e frescas espécies piscícolas.

Mas é sobretudo no equipamento turístico e hoteleiro existente, bem como nos projectos de desenvolvimento delineados, que se baseia a previsão de um continuado desenvolvimento para Cabanas.

O sector dó comércio e serviços tem sofrido naturalmente um sério desenvolvimento, acompanhando, como é óbvio, o crescimento turístico, e poderemos considerar que hoje, em Cabanas, existe uma diversificação de estabelecimentos que asseguram não só as necessidades básicas da população residente como também da população flutuante que durante os meses de Estio aqui reside e ou encontra o local ideal para as suas férias.

De entre os equipamentos existentes referidos importa enumerar os seguintes:

QUADRO I Estabelecimentos do sector terciário

"VER DIÁRIO ORIGINAL"