O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1030

II SÉRIE-A — NÚMERO 44

DECRETO N.º 225/VII

ESTABELECE A REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE ESTRANGEIROS EM TERRITÓRIO PORTUGUÊS

A Assembleia da República decreta, nos termos dos artigos 161°, alínea c), 165.°, alíneas b), c) e d), 166.°, n.° 3, e 112.°, n.° 5, da Constituição, para valer como lei geral da República, o seguinte:

Artigo 1." Objecto

1 — A prestação de trabalho subordinado em território português por parte de cidadãos estrangeiros está sujeita às normas constantes da presente lei.

2 — O exercício de funções públicas por estrangeiros é regulado pelas normas constitucionais e legais que lhe sejam especialmente aplicáveis.

3 — Com excepção do disposto nos artigos 3.° e 4.°, o presente diploma é aplicável à prestação de trabalho subordinado por cidadãos nacionais dos países membros do espaço económico europeu e dos países que consagrem a igualdade de tratamento com os cidadãos nacionais em matéria de livre exercício de actividades profissionais.

Artigo 2.°

Equiparação de direitos

Os cidadãos estrangeiros com residência ou permanência legal em território português beneficiam, no exercício da sua actividade profissional, de condições dè trabalho nos mesmos termos que os trabalhadores com nacionalidade portuguesa.

Artigo 3.° Contrato de trabalho

1 — O contrato de trabalho celebrado entre um cidadão estrangeiro e uma entidade empregadora que exerça a sua actividade em território português e que neste deva ser executado está sujeito a forma escrita, devendo ser assinado por ambas as partes e conter as seguintes indicações: :

a) A identidade das partes, o ramo de actividade da entidade empregadora e a menção do título de autorização de residência ou permanência do trabalhador em território português;

b) O local de trabalho ou, na falta de um local fixo ou predominante, a indicação de que o trabalhador está obrigado a exercer a sua actividade em vários locais, bem como a sede ou o domicílio da entidade empregadora;

c) A categoria profissional ou as funções a exercer;

d) O valor, periodicidade e forma de pagamento da retribuição;

e) O período normal de trabalho diário e semanal;

f) A data da celebração do contrato e a do início dos seus efeitos.

2 — O contrato de trabalho a termo, além das indicações referidas no número anterior, deve ainda conter as previstas na alínea é) do n.° 1 do artigo 42." do regime jurídico da cessação do contrato individual de trabalho e da celebração e caducidade do contrato de trabalho a termo, aprovado pelo Decreto-Lei n.° 64-A/89, de 27 de Fevereiro, em conformidade com o disposto no artigo 3." da Lei n.° 38/96, de 31 de Agosto.

3 —: Ao contrato de trabalho, feito em triplicado, deve ser apenso documento comprovativo do cumprimento das disposições legais relativas à entrada e à permanência ou residência do cidadão estrangeiro em Portugal.

Artigo 4.° Depósito do contrato de trabalho

1 — A entidade empregadora deve, previamente à data do início da actividade pelo trabalhador estrangeiro, promover o depósito do contrato de trabalho na delegação ou subdelegação competente do Instituto de Desenvolvimento e Inspecção das Condições de Trabalho (IDICT).

2 — Depositado o contrato, um exemplar selado fica arquivado nos serviços do IDICT e dois exemplares são devolvidos à entidade empregadora com o averbamento e número de depósito, devendo esta fazer a entrega de um ao trabalhador.

3 — Considera-se tacitamente deferido o pedido de depósito do contrato de trabalho quando, decorridos 30 dias sobre a data da apresentação do requerimento respectivo no serviço competente do IDICT, não for proferida decisão de aceitação ou recusa.

4 — Verificando-se a cessação do contrato de trabalho, a entidade empregadora deve comunicar esse facto, por escrito, no prazo de 15 dias, à delegação ou subdelegação do IDICT em que o contrato foi depositado.

Artigo 5."

Comunicação de celebração e cessação de contrato de trabalho

1 — A celebração de contrato de trabalho com cidadãos oriundos de países que consagrem a igualdade de tratamento com os cidadãos nacionais em matéria de livre exercício de actividades profissionais deve ser comunicada, por escrito, pela entidade empregadora à delegação ou subdelegação competente do IDICT até ao início do exercício da actividade profissional, com a indicação da nacionalidade, categoria profissional ou funções' a exercer e a data do início da produção dos efeitos do contrato.

2—A entidade empregadora deve também comunicar à delegação ou subdelegação competente do IDICT a cessação dos contratos referidos no número anterior nos 15 dias subsequentes.

3 — As comunicações referidas no número anterior têm apenas finalidade estatística.

4 — O disposto neste artigo não é aplicável à celebração de contratos de trabalho com cidadãos nacionais dos países membros do espaço económico europeu.

Artigo 6.°

Mapas de pessoal

As entidades empregadoras deverão indicar nos mapas de pessoal a entregar no IDICT, nos termos do Decreto-Lei n." 332/93, de 25 de Setembro, o artigo da presente lei ao abrigo do qual os trabalhadores estrangeiros foram admitidos na empresa.

Artigo 7.° Sanções

1 —Constitui contra-ordenação a violação das disposições seguintes:

d) Artigo 3.° e artigo 4.°, n.° 1 — punível com coima de 100 000$ a 500 000$ por cada trabalhador;

b) Parte final do n.° 2 do artigo 4.°, n.°4 do artigo 4o, n.° 1 do artigo 5.° e artigo 6.° — punível com coima de 30 000$ a 150 000$ por cada trabalhador. •

2 — No caso de violação do artigo 3." e do artigo 4.º, n.° 1, e tendo em conta a gravidade da infracção, pode ser aplicada à entidade empregadora, simultaneamente com a coima e pelo período de seis meses a um ano contado a partir da decisão condenatória definitiva, a sanção acessória de privação do:

a) Direito de participar em arrematações ou concursos públicos que tenham por objecto a empretada.

Páginas Relacionadas
Página 1031:
18 DE ABRIL DE 1998 1031 ou a concessão de serviços públicos e a atribuição de licenç
Pág.Página 1031
Página 1032:
1032 II SÉRIE-A — NÚMERO 44 lei que «proíbe a aplicação de taxas suplementares às com
Pág.Página 1032
Página 1033:
18 DE ABRIL DE 1998 1033 Estes diplomas, para além de regularem as áreas de actuação
Pág.Página 1033
Página 1034:
1034 II SÉRIE-A — NÚMERO 44 utilizadores que deveria estar mais protegida pela função
Pág.Página 1034
Página 1035:
18 DE ABRIL DE 1998 1035 e não apenas a sua acção legiferante e política stricto sens
Pág.Página 1035