O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3157 | II Série A - Número 073 | 01 de Março de 2003

 

o motivo de regresso de muitos emigrantes à sua terra natal. Das principais festas e romarias referem-se:
- A Romaria de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, 1.º domingo de Agosto (Perulheira);
- Festa de São Mamede, 2.º domingo de Agosto;
- Festa de Nossa Senhora da Assunção, no dia 15 de Agosto;
- Festa de Nossa Senhora da Memória, 3.º domingo de Agosto (Areeiro);
- Festa de Nossa Senhora das Candeias, no dia 2 de Fevereiro (Casal Vieira);
- Festa de Santo António, 4.º domingo de Agosto (Casal Vieira).
Grutas da Moeda:
As Grutas da Moeda, em São Mamede, foram descobertas em 1971 por dois caçadores que andavam em perseguição de uma raposa. Entrados no algar que se lhes deparava, a curiosidade levou-os a explorá-lo em toda a sua extensão, logo encontrando, maravilhados, uma sala, sala do pastor, repleta das mais magníficas formações calcárias. Durante perto de dois meses os dois homens continuaram a escavar as estreitas fendas que se seguiam à primeira caverna, desvendando pouco a pouco outras salas e galerias que hoje se incluem nas Grutas da Moeda.
Os nomes das salas sugerem bem a imagem que cada uma proporciona ao visitante: Presépio, Pastor, Cascata, Virgem, Cúpula Vermelha, Marítima, Capela Imperfeita, Bolo de Noiva e Fonte das Lágrimas.
A extensão visitável destas grutas atinge os 350 metros e a profundidade chega aos 45 metros. A temperatura interior mantém-se constante nos 18.º C. A entrada e saída das grutas são diferentes, em plena paisagem serrana.
As Grutas da Moeda possuem ainda um serviço de bar subterrâneo, o único do género no nosso país, instalado numa bela gruta adjacente, a Gruta da Cova da Moura, onde se situa um algar iluminado em toda a sua extensão de cerca de 500 metros.

III - Breve caracterização geográfica e demográfica

São Mamede situa-se a 15 km a leste da sede do concelho, confronta com os concelhos de Leiria, Porto de Mós, Ourém e com a freguesia do Reguengo do Fetal (Batalha), e tem uma área aproximada de 46 km2. É composta pelas aldeias de Barreira de Água, Barreiro Grande, Barreirinho Velho, Casais de São Mamede, Casal do Meio, Casal dos Lobos, Casal Suão, Casal Velho, Casal do Gil, Casal Vieira, Covão da Carvalha, Covão do Espinheiro, Crespos, Demó, Lagoa Ruiva, Lapa Furada, Milheirices, Moita de Ervo, Moita do Martinho, Perulheira, Pessegueiro, Portela das Cruzes/Pia do Urso, São Mamede, Vale da Seta, Vale de Barreiras, Vale de Ourém e Vale Sobreiro.
Do ponto de vista demográfico, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística, São Mamede registou um aumento de 12,7% na taxa de variação populacional. Em 1991 contabilizava 3117 habitantes e, de acordo com os Censos de 2001, este número evoluiu para 3513 pessoas. Neste momento, os eleitores recenseados serão cerca de 3050. Também nos mesmos Censos de 2001 registam-se mais de 1800 alojamentos familiares, distribuindo-se a população residente maioritariamente pelo grupo etário compreendido entre os 25 a 64 anos.

IV - Actividades económicas

Relativamente à expressão económica de São Mamede, verifica-se que o sector primário ainda regista um peso significativo, embora o sector secundário assegure a maior parte do emprego activo nesta freguesia. Sendo assinalável a preponderância de indústrias de fabricação de faiança e olaria, imediatamente secundadas pelas actividades de extracção de pedra calcária e ligadas ao sector da construção civil. Por outro lado, a exploração florestal tem um peso significativo para a base económica da freguesia, ocupando uma grande percentagem da área do território.
O sector terciário apresenta também sinais de crescimento, com destaque para a existência de uma clínica médico-dentária e para a variadíssima actividade comercial, com especial relevância para as suas padarias. Na área da saúde, a freguesia conta com um posto médico, com consultas diárias e no qual exercem funções dois médicos, duas enfermeiras e duas administrativas. Este serviço é complementado por um posto de medicamentos, a converter a curto prazo em farmácia. Ao nível de cuidados de saúde, está também previsto a construção de uma extensão do Centro de Saúde da Batalha (PIDDAC 2003).
No que diz respeito a serviços bancários, seguradoras e correios, estes localizam-se na sede de freguesia e são assegurados, respectivamente, por uma agência bancária, com serviço Multibanco, por vários mediadores de seguros e por um posto de correios a funcionar na sede da junta. Anuncia-se a curto prazo a instalação de mais uma agência bancária.
São Mamede dispõe de uma larga oferta de restaurantes e estabelecimentos hoteleiros similares que espelham a procura crescente da sua variada gastronomia típica daquela região serrana e motivo para vários projectos de recuperação de habitações tradicionais para aqueles fins.
No domínio turístico, São Mamede possui um dos produtos mais emblemáticos do concelho da Batalha, as Grutas da Moeda, localizadas no lugar de Moita do Martinho. Estas encontram-se incluídas no percurso turístico de Fátima, sendo, desta forma, maioritariamente visitadas pelos peregrinos no seu caminho para a Cova de Iria.

V - Equipamentos e actividade social e cultural

O desenvolvimento económico e crescimento populacional desta freguesa são acompanhados por um notável dinamismo sócio-cultural e desportivo. O movimento associativo é abundante e variado, existindo diversas colectividades de natureza cultural, recreativa e desportiva. Entre outras, referenciam-se as seguintes:
- Centro Social e Paroquial de São Mamede;
- Associação Cultural e Desportiva da Lapa Furada;
- Secção de São Mamede da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Batalha;
- Casa do Povo de São Mamede;
- Centro de Convívio e Jardim Infantil da Demo;
- Centro de Convívio e Jardim Infantil dos Crespos;
- Centro Recreativo da Perulheira;
- Centro Recreativo e Cultural "Os Barreirenses", na Barreira de Água.
São de destacar, neste domínio, várias iniciativas com elevada adesão das populações, como a designada "Rota dos Moinhos»

Páginas Relacionadas
Página 3159:
3159 | II Série A - Número 073 | 01 de Março de 2003   na encosta da Serra da
Pág.Página 3159
Página 3160:
3160 | II Série A - Número 073 | 01 de Março de 2003   Fundamentação: As
Pág.Página 3160
Página 3161:
3161 | II Série A - Número 073 | 01 de Março de 2003   "Artigo 13.º (Cons
Pág.Página 3161
Página 3162:
3162 | II Série A - Número 073 | 01 de Março de 2003   Fundamentação: O n
Pág.Página 3162
Página 3163:
3163 | II Série A - Número 073 | 01 de Março de 2003   Ao invés, extinguem-se
Pág.Página 3163
Página 3164:
3164 | II Série A - Número 073 | 01 de Março de 2003   8 - (…) 9 - (…)
Pág.Página 3164
Página 3165:
3165 | II Série A - Número 073 | 01 de Março de 2003   3 - O Secretário-Geral
Pág.Página 3165
Página 3166:
3166 | II Série A - Número 073 | 01 de Março de 2003   da República, obtido o
Pág.Página 3166
Página 3167:
3167 | II Série A - Número 073 | 01 de Março de 2003   Fundamentação: Ado
Pág.Página 3167