O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0134 | II Série A - Número 024S1 | 17 de Junho de 2005

 

As zonas de Verão estão divididas em Região Norte e Região Sul. A Região Sul abrange toda a área a sul do rio Tejo e ainda os seguintes concelhos dos distritos de Lisboa e Santarém: Lisboa, Oeiras, Cascais, Amadora, Loures, Odivelas, Vila Franca de Xira, Azambuja, Cartaxo e Santarém.
1.2 - Zonas climáticas e dados climáticos de referência do Continente
No Quadro III.1 indica-se o zonamento climático discriminado por concelhos e nas figuras III.1 e III.2 apresenta-se a correspondente representação gráfica. Nesse quadro constam, ainda, os seguintes dados climáticos de referência de Inverno e de Verão:

- Número de graus-dias de aquecimento (na base de 20 C) correspondente à estação convencional de aquecimento;
- Duração da estação de aquecimento;
- Temperatura exterior de projecto de Verão;
- Amplitude térmica média diária do mês mais quente.

Nos Quadros III.2 e III.3 indicam-se as alterações, em função da altitude dos locais, a introduzir relativamente ao zonamento e aos dados climáticos de referência indicados no Quadro III.1.
Nos concelhos de Pombal, Leiria e Alcobaça, os locais situados numa faixa litoral com 10 km de largura são incluídos na zona climática de Inverno I1, e adoptam-se os seguintes dados climáticos de referência:
- Número de graus-dias (base de 20 C): 1500 C.dias;
- Duração da estação de aquecimento: seis meses.

QUADRO III.1 - Distribuição dos concelhos de Portugal Continental, segundo as zonas climáticas e correspondentes dados climáticos de referência