O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4 | II Série A - Número: 113 | 12 de Junho de 2008

Estava assim consumado o sonho de muitos anos do povo Cova Galense, que via neste acto a possibilidade de gerir os destinos da sua terra, onde praticamente tudo faltava.

A caracterização geográfica e demográfica

Com uma área de 89 hectares, esta freguesia está situada na margem esquerda do rio Mondego, a cinco quilómetros do centro da cidade, confronta a norte com as freguesias de São Julião e Vila Verde, a nascente com a Ilha da Morraceira, a sul com a freguesia de Lavos e a poente com o Oceano Atlântico, fazendo parte das cinco freguesias (São Julião, Vila Verde, Buarcos, Tavarede e São Pedro) que compõem a zona urbana da cidade da Figueira da Foz.

A caracterização socioeconómica

A freguesia de São Pedro era na última década de 80 um areal imenso, polvilhado de casas, na sua grande maioria de primeiro piso.
Com muito pouco ordenamento, as infra-estruturas básicas eram inexistentes e os arruamentos pavimentados seriam pouco mais de seis: Av. Remígio Falcão Barreto, Rua Prof. Bissaya Barreto, parte da rua de São Pedro, Rua Prof. Marques Cadima, a Rua que dava acesso ao Cabedelo e às colónias balneares e a antiga 109, hoje Av.12 de Julho.
Os seus habitantes viviam essencialmente do sector da pesca e dos estaleiros navais, estando essa tendência a mudar lentamente com a recente instalação do porto de pesca e da abertura do Hospital Distrital da Figueira da Foz nesta localidade.
O comércio que dava apoio aos cerca de 2000 habitantes da freguesia era constituído por algumas mercearias que tinham, em conjunto, lojas de vinhos e petiscos, dois cafés na Cova e outros tantos na Gala.
Apesar do grande esforço inicial movido pelos seus autarcas para alterar os grandes e graves problemas que existiam, ainda na década de 90 a freguesia de São Pedro era das mais carenciadas do concelho da Figueira da Foz.
Contudo, a freguesia de São Pedro foi-se desenvolvendo de forma harmoniosa e ordenada e, a par de todas as infra-estruturas criadas, passou a existir também um crescimento sustentado.
Devido às boas perspectivas de futuro, novos e empreendedores empresários aqui se instalaram e investiram em indústrias e comércios modernos e de vários tipos, que vieram trazer um grande dinamismo á freguesia, assim, como uma nova alma.
É perceptível que nestes últimos 15 anos a freguesia de São Pedro deu um salto qualitativo no seu desenvolvimento. Hoje, os seus cerca de 4000 habitantes praticamente não precisam de sair da freguesia para obter o essencial para as suas vidas.

O turismo, em especial: animação de Verão e desporto todo o ano

Por meados de Junho iniciam a regressar à Cova-Gala muitos dos seus filhos emigrados, sobretudo por terras costeiras dos Estados Unidos da América. Içam-se as persianas, arejam-se as casas e desfraldam-se orgulhosamente nas janelas as bandeiras do país de acolhimento, sinal de que se chegou com o coração escancarado de saudade, mas já um pouco dividido entre dois berços: aquele que embalou o seu passado e o outro em que os seus filhos vê crescer.
As ruas animam-se em cada reencontro. É tempo de festa e de lazer e são bem-vindos os banhistas que chegam para arrendar casa para férias, ou os que optam por montar tenda num dos dois parques de campismo da freguesia.
Cerca de 5 km de praias de areias brancas e finas e de dunas protegidas estão preparados com todas as infra-estruturas para receber a animação de Verão.
No extremo norte a mesma praia do Cabedelo, onde Wellington desembarcou em 1808 com suas tropas para expulsar os invasores franceses que assolavam a Figueira, é hoje a eleita para a prática de surf, de windsurf, bodyboard ou de kitesurf, e já recebeu, até, campeonatos mundiais das modalidades. A escola de surf aqui existente, sobranceira ao mar, pode ser um auxílio precioso para quem, nas férias, decida iniciar-se neste desporto radical. A linha de costa entre o Cabedelo e a Cova está dividida por paredões, formando-se pequenas e convidativas praias que oferecem todas as infra-estruturas necessárias ao turismo balnear (estacionamento, acessos à praia, vigilância, bares e restaurantes).

As infra-estruturas e os equipamentos colectivos

A freguesia de São Pedro possui rede de água, de electricidade, de gás natural e de TV por cabo, assim como redes de esgotos domésticos e pluviais, em toda a sua área habitacional e é servida por uma moderna estação de tratamento de águas residuais.