O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

10 | II Série A - Número: 108 | 19 de Março de 2011

De natureza histórica: Aguçadoura é referenciada em dados históricos como povoação, desde os primórdios da nacionalidade.
Com o decorrer dos séculos a povoação foi-se desenvolvendo nos seus vários aspectos, tomando assim alguma expressão demográfica, de modo que os 25 chefes de família existentes, em 1730, decidiram-se a pedir ao Visitador licença para ai construir uma capela.
Pelo Decreto-Lei n.º 23 164, de 24 de Outubro de 1933, foi criada a freguesia por desanexação de Navais.
No ano seguinte, por provisão de 25 de Julho de 1934, é criada a paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, tornando-se assim na freguesia mais jovem do concelho da Póvoa de Varzim.

Enquadramento geográfico e demográfico: A freguesia de Aguçadoura é a segunda maior do concelho da Póvoa de Varzim, com cerca de 6000 habitantes e 4101 eleitores recenseados.
Ocupa uma área de 4,207 km2 e localiza-se, como já foi referido, a 6 km a norte da cidade da Póvoa de Varzim.

Actividade económica, social, cultural e desportiva: Segundo os proponentes, a freguesia de Aguçadoura possui diversas colectividades, que impulsionam um dinamismo cultural e desportivo intenso, caracterizado pelo vasto conjunto de iniciativas que decorrem ao longo de todo o ano.

Associações desportivas, sociais e recreativas: Aguçadoura Futebol Clube; Associação Columbófila; Horpozim (Associação de Horticultores da Póvoa de Varzim), com sede própria nesta freguesia; Grupo Cultural e Recreativo Aguçadourense; Casa do Povo de Aguçadoura, com as secções culturais rancho folclórico e secção de pesca; Associação dos ex-combatentes; Associação de karaté; Grupo de escuteiros da paróquia; Centro Social e Paroquial de Aguçadoura.

Equipamentos e serviços: Sede da junta; Centro cultural e desportivo; Escola EB 1/JI da aldeia, com pavilhão gimnodesportivo; Escola EB 1 do Fieiro; ATL (a funcionar no centro cultural); Escolas de música; Escola de dança, karaté e culturismo; Escola de condução; Grupo musical; Biblioteca e sala de internet; Posto médico e de enfermagem do SNS – USF das Ondas; Posto da GNR (Unidade de Controlo Costeiro); Posto dos CTT; Farmácia; Duas agências bancárias com caixas multibanco; Lar de idosos, centro de dia e apoio domiciliário; Jardim-de-infância; Campo de futebol electrificado; Consultórios médicos; Clínica médica, com várias especialidades;

Páginas Relacionadas
Página 0008:
8 | II Série A - Número: 108 | 19 de Março de 2011 PROJECTO DE LEI N.º 488/XI (2.ª) (ELEVAÇ
Pág.Página 8
Página 0009:
9 | II Série A - Número: 108 | 19 de Março de 2011 nos termos do disposto do n.º 1 do artig
Pág.Página 9
Página 0011:
11 | II Série A - Número: 108 | 19 de Março de 2011 Gabinetes de contabilidade; Agências de
Pág.Página 11
Página 0012:
12 | II Série A - Número: 108 | 19 de Março de 2011 uma vez que, como é referido pelos subs
Pág.Página 12