O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

27 | II Série A - Número: 052 | 22 de Dezembro de 2014
Cemitério – 1 Capela Mortuária - 1 Farmácias – 3 Unidade de Saúde Familiar – 1 PSP Posto de abastecimento de combustíveis – 2

V – Movimento Associativo

Sociedade Recreativa Povoense (1926) Grupo Recreativo da Quinta do Monsenhor (1974) Ténis Clube da Póvoa (1990) Povarte (2002) Póvoa de Santo Adrião Atlético Clube (PSAAC) Associação Póvoa / Olival Basto (APOB) Grupo Desportivo Águias da Póvoa Associação Desportiva da Póvoa Clube Académico da Póvoa União Desportiva e Recreativa do Casal do Privilégio Clube de Cicloturismo da Quintinha

VI – IPSS

Instituto Português de Pedagogia Infantil (1979) Centro Comunitário e Social Santa da Casa da Misericórdia VII – Transportes Públicos

A freguesia da Póvoa de Santo Adrião é servida pela Rodoviária de Lisboa (RL) – rede amarela e rede verde, pelas empresas Isidoro Duarte e Barraqueiro. Dispões de duas praças de táxis.
Quanto à RL – rede verde, todas as carreiras que fazem o trajeto da EN 8, servem a população desta freguesia, quer na direção de Lisboa e/ou Odivelas (Metro).
Quanto à rede amarela da RL são 4 as carreiras. A 214 sai do Casal da Paradela, atravessa a freguesia e termina em Lisboa (Campo Grande). A 204 no trajeto que percorre, atravessa toda a zona alta da freguesia, passando pela zona industrial, passa pelo metro em Odivelas e termina no Pólo Industrial / Comercial nas Patameiras, em Odivelas. As carreiras 207 e 235 servem também a zona alta da freguesia em percursos diferentes e terminam ambas no metro em Odivelas.
Poder-se-á dizer que a freguesia está razoavelmente servida de transportes públicos, embora os horários tenham sido recentemente reduzidos. Esta freguesia não dispõe de nenhuma ligação direta para o hospital de referência.
A extinção de freguesias protagonizada pelo Governo e por PSD e CDS-PP insere-se numa estratégia de empobrecimento do nosso regime democrático. Envolto em falsos argumentos como a eficiência e coesão territorial, a extinção de freguesias conduziu à perda de proximidade, à redução de milhares de eleitos de freguesia e à redução da capacidade de intervenção. E contrariamente ao prometido, o Governo reduziu ainda a participação das freguesias nos recursos públicos do Estado.
O Grupo Parlamentar do PCP propõe a reposição das freguesias, garantindo a proximidade do Poder Local Democrático e melhores serviços públicos às populações. Assim, propomos a reposição da freguesia de Póvoa de Santo Adrião, no concelho de Odivelas.