O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0003 | II Série B - Número 027 | 14 de Janeiro de 2006

 

VOTO N.º 31/X
DE PESAR PELO FALECIMENTO DA PIANISTA HELENA SÁ E COSTA

Morreu Helena Sá e Costa, uma grande Senhora da Música.
"Dona Helena", como era tratada pelos amigos e alunos, deixa mais pobre a música portuguesa. Foi Mestre e Professora de quase todos os grandes pianistas, de Pedro Burmester a António Pinho Vargas, de Manuela Gouveia a Adriano Jordão.
Helena Sá e Costa fez escola, teve alunos que passaram pelo seu piano no Largo da Paz, nos conservatórios, formou gerações e gerações de jovens no amor à música.
Como pianista actuou nos palcos mais importantes do Mundo. Tocou em Salsburgo, em Paris, levou longe o nome de Portugal.
Vai fazer falta ao mundo cultural português, ao Porto e à música.
Vai fazer falta aos seus alunos e ao público que aplaudia carinhosamente as suas actuações.
À família, particularmente à sua irmã, a violoncelista Madalena Sá e Costa, a Assembleia da República endereça as mais sentidas condolências e presta uma muita merecida homenagem.

Palácio de São Bento, 12 de Janeiro de 2006.
Os Deputados do PSD: Luís Marques Guedes - Zita Zeabra.

---

VOTO N.º 32/X
DE PESAR PELO FALECIMENTO DO HOQUISTA FERNANDO ADRIÃO

Fernando Adrião foi seguramente um dos melhores hoquistas de todos os tempos, o seu particular estilo e elegância em ringue não deixa margem para dúvidas.
É justo evocar o seu trajecto desportista, de atleta a dirigente, mas também a pessoa inteligente, discreta, um atleta de eleição que subiu a sénior com apenas 14 anos, tendo integrado a selecção nacional ao longo de 19 anos.
Ajudou a conquistar vários Campeonatos do Mundo e da Europa para Portugal.
A sua carreira no hóquei em patins não se configura apenas à de jogador, pois era igualmente Secretário-Geral do Comité Internacional de Rink Hockey.
O desaparecimento de Fernando Adrião é uma grande perda para o hóquei em patins em particular e para o desporto em geral.
À família enlutada a Assembleia da República endereça as mais sentidas condolências.

Assembleia da República, 12 de Janeiro de 2006.
Os Deputados do PSD: Hermínio Loureiro - Luís Marques Guedes - António Montalvão Machado.

---

VOTO N.º 33/X
DE PESAR PELO FALECIMENTO DA PIANISTA HELENA SÁ E COSTA

Morreu Helena Sá e Costa, uma grande senhora da música.
Da sua dedicação ao ensino do piano falam bem muitos dos seus discípulos, eles próprios exímios intérpretes, como Pedro Burmester, Adriano Jordão ou António Pinho Vargas, entre tantos outros.
Da notável carreira internacional como pianista, como solista e acompanhante de orquestras reputadas, a causa da música foi toda a sua vida. Que outra causa poderia afinal abraçar sendo filha de dois pianistas, neta do fundador do Conservatório de Música do Porto e discípula de Viana da Mota?
Foi na Rua da Paz, na casa onde viveu e acolheu todos quantos amavam a música, que o Porto teve a sua primeira Casa da Música.
Vai fazer muita falta ao mundo cultural português, ao Porto e à Música;
Vai fazer falta aos seus alunos e ao público que aplaudia carinhosamente as suas actuações.
À família, particularmente à sua irmã, a violoncelista Madalena Sá e Costa, a Assembleia da República endereça as mais sentidas condolências e presta uma muito merecida homenagem.

Palácio de São Bento, 12 de Janeiro de 2006.
Os Deputados: Teresa Portugal (PS) - Zita Zeabra (PSD).

---