O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0536 | II Série C - Número 031 | 19 de Junho de 2004

 

O actual estádio do Bessa, muito embora seja o resultado de profundas obras de remodelação no anterior estádio, é hoje um estádio completamente novo, em termos de se poder afirmar que do anterior só ficou o local. O método construtivo, faseado bancada a bancada, sector a sector, permitiu a utilização do relvado e garantiu o cumprimento do calendário desportivo da equipa de futebol durante as três últimas épocas, em que decorreu a intervenção.
O actual estádio, com uma área de construção de 100.000 m2, por estar localizado numa zona de grande densidade de ocupação, privilegiou a construção em altura e manteve a traça de inspiração britânica que sempre o caracterizou.
O estádio terá capacidade para 30 000 lugares sentados, na sua maioria cobertos, nas condições requeridas pela UEFA para a realização do EURO 2004 e regulamentadas pelo Decreto Regulamentar n.º 10/2001, de 7 de Junho.
A secção norte da bancada do estádio irá comportar infra-estruturas de apoio à prática desportiva, muito particularmente quatro ginásios e respectivos balneários.
A bancada central poente incluirá a tribuna presidencial; camarotes VIP destinados a convidados e a patrocinadores; camarotes de empresa; tribuna de imprensa; um edifício de serviços que albergará as sedes do Boavista Futebol Clube e da SAD, os serviços administrativos, a sala de imprensa, o museu e um restaurante.
Finalmente e no respeitante às instalações técnicas o estádio ficará dotado de todos os equipamentos de ar condicionado, segurança, telecomunicações, vídeo-vigilância, controlo de acessos, gestão centralizada, equipamentos de som e de imagem.
A criação de espaços para estacionamento foi também pensada de forma a servir os equipamentos desportivos, com a máxima funcionalidade possível face à exiguidade do espaço livre.
Privilegiou-se, por isso, o estacionamento subterrâneo, com a construção de quatro parques. O parque subterrâneo dos campos de treino terá uma capacidade para 210 lugares; o parque situado na bancada nascente terá uma capacidade para 100 lugares, na bancada sul para 110 lugares e na bancada poente para 125 lugares, mais quatro para autocarros e ambulâncias.
O novo estádio do Bessa, resultante das profundas obras de remodelação levadas a cabo, é hoje um complexo desportivo e de convívio que incluirá, para além do campo de futebol, um pavilhão gimnodesportivo, dotado de boas condições para a prática de outras modalidades desportivas; dois campos de treino; campos de ténis; quatro modernos e funcionais ginásios, aptos para acolher muitos desportistas, para além de um museu, repositório da história e dos troféus do clube e de um restaurante, situado na bancada poente, em privilegiada situação com vista para o terreno de jogo.
O problema das acessibilidades foi abordado, desde o início, como parte de um projecto de requalificação urbana da cidade, continuando, porém, envolto em alguma polémica pela não concretização do viaduto paralelo à Avenida da Boavista, do nó de articulação à Boavista e à Avenida AEP e do alargamento do viaduto Pedro Hispano.
No âmbito do contrato programa celebrado entre a Câmara Municipal do Porto, o Boavista Futebol Clube e o Instituto das Estradas de Portugal, estão já concluídas as empreitadas relativas à "Avenida paralela - sector poente" e à "Avenida paralela - sector nascente e respectivas ligações à rede viária existente", estimando-se para breve a conclusão do "Prolongamento e requalificação da Rua 1.º de Janeiro e da Rua Dr. Marques de Carvalho.
A visita, com as naturais limitações de uma visita de observação e de informação e, como tal, de natureza não inspectiva, nem técnica, permitiu, no entanto, firmar uma opinião favorável no respeitante às condições de segurança, de funcionalidade e de conforto na utilização do estádio, assim como no referente às condições de acessibilidade e de circulação, interior e exterior, do público, vãos de penetração no relvado e à eliminação de barreiras arquitectónicas.
Após a visita à obra, seguiu-se uma breve reunião em que participaram os membros da Comissão e os dirigentes e técnicos do Boavista Futebol Clube. O Presidente do clube, Dr. João Loureiro, por impedimento, apenas pôde comparecer no final da reunião. Regista-se o essencial das intervenções feitas naquela oportunidade.
O Sr. Inspector Tavares Rijo agradeceu a visita da delegação parlamentar e deu a garantia de que na data programada, 30 de Dezembro, o estádio será inaugurado com a realização de um jogo de futebol entre o Boavista e o Málaga.
O novo complexo desportivo do Boavista é uma mais valia para o clube, para a cidade e para o país. Deve-se ao Euro 2004 o impulso para a renovação das infra-estruturas desportivas do país, ao qual o Boavista deu o seu contributo, querendo assim significar o seu empenho no êxito desse tão importante evento desportivo.
O Sr. Presidente da Comissão, Deputado Laurentino Dias, agradeceu aos dirigentes do Boavista, a recepção dada à Comissão Parlamentar, e sublinhou a presença do Sr. Governador Civil do Distrito do Porto.
Registou que, sendo este o nono estádio a ser visitado pela Comissão, pode com satisfação confirmar que todos eles irão dignificar o país e o desporto. Nasceram de diferentes maneiras, uns por iniciativa das Câmaras Municipais, outros por iniciativas dos clubes. O processo do Boavista encerra porém uma injustiça, pelo facto de o clube ter iniciado o processo de remodelação do seu campo de jogos antes de ser atribuída a Portugal a realização do Euro 2004. Devemos todos reflectir neste caso e retirar daí as devidas ilações, já que no seu entender o Boavista foi a entidade promotora mais sacrificada em todo este processo, podendo ser encontradas formas compensatórias desse esforço adicional, já que o seu estádio está tão operacional, tão confortável e tão seguro, como qualquer dos outros onde se irão realizar jogos do Euro 2004.
Manifestou algumas preocupações relativamente às acessibilidades, concretamente no que se refere às ligações ao aeroporto.
Terminou dando os parabéns aos dirigentes do Boavista Futebol Clube pela forma sábia como souberam renovar e modernizar o seu estádio, sem prejuízo da sua utilização pela equipa de futebol, e pelo resultado da obra acabada de visitar.
O Sr. Inspector Tavares Rijo manifestou-se sensibilizado com a preocupação manifestada pelo Sr. Presidente da Comissão no sentido de se avaliar o esforço financeiro do