O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0013 | II Série C - Número 014 | 05 de Fevereiro de 2005

 

" A Exposição "Os Espaços do Parlamento", cujo catálogo foi também publicado;
" A produção da representação teatral "Cada dia a cada um, a liberdade e o reino" pelos Artistas Unidos, tomando por base os discursos do século;
" A edição de peças comemorativas do centenário;
" A edição de uma medalha comemorativa;
" A produção de um filme sobre a História do Parlamentarismo, exibido no Canal Parlamento.
¢ Associado às Comemorações lançou-se um conjunto de iniciativas de Arte Contemporânea, cuja expressão extravasou as comemorações do centenário e que se traduziram no seguinte:
" Foi constituído um Júri de Artes Plásticas, composto pela Prof.ª Raquel Henriques da Silva, Dr. Jorge Molder (do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian), Dr. António Pinto Ribeiro (então da Culturgest), Dra. Simonetta Luz Afonso e eu própria, Júri que orientou as escolhas a realizar nesta matéria;
" Seleccionaram-se e convidaram-se artistas plásticos portugueses da nova geração para a realização de uma exposição colectiva nos espaços do Parlamento. Desta exposição resultou a aquisição, a título de prémio, da obra "Watering Place" de Rui de Vasconcelos. Foi editado um catálogo;
" Foi adquirida uma importante escultura de Rui Sanches, propositadamente concebida pelo escultor para a entrada do Edifício Novo, conforme critério e orientação do Júri. Igualmente foi publicada edição comemorativa da obra;
" Foram assinados protocolos com a Fundação Calouste Gulbenkian, Caixa Geral de Depósitos (Culturgest), Fundação de Serralves, Museu do Chiado e Colecção Joe Berardo, para semestralmente exporem, nas alas adjacentes ao Plenário, obras seleccionadas das suas colecções de arte contemporânea. Teve lugar a exposição organizada com o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian (Novembro de 2004 a Fevereiro de 2005). Estão programadas as exposições da Culturgest (Primavera de 2005) e Fundação de Serralves (Outono de 2005).
¢ Em diferente contexto e por iniciativa da Comissão de Acompanhamento do Euro 2004, realizou-se uma exposição sobre o evento. Foi também publicado catálogo.
¢ Igualmente se acolheu em 2004 (Outubro) uma exposição sobre os Dinossauros do Museu da Lourinhã.
¢ Deu-se continuidade à política de edições e promoveu-se a publicação de novas edições. Foram publicados 55 novos títulos.
¢ Associada à actividade de edições a Livraria Parlamentar foi particularmente dinamizada. Houve lugar aos seguintes eventos:
o 3 Exposições
o 26 Lançamento de livros

¢ Editaram-se 106 novas peças.
¢ Participou-se em 12 Feiras do Livro.
O registo das iniciativas desta natureza consta das páginas seguintes.