O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0025 | II Série C - Número 024 | 22 de Outubro de 2005

 

Sobre o local da realização da Cimeira extraordinária da APEM, o representante da Palestina disse estar satisfeito com a sua realização em Marrocos, porém, indagou a Presidente Saïfi sobre as razões da sua não realização na Palestina como inicialmente estava previsto.
A Presidente Saïfi justificou a alteração do local previsto com o facto de a União Interparlamentar Árabe se ter manifestado contra a sua realização em Ramallah.
O parlamentar palestiniano afirmou que na Conferência da Argel "ninguém se opôs a que se realizasse na Palestina".
A Presidente Saïfi voltou a reiterar a razão anteriormente invocada para justificar a alteração do local inicialmente previsto.
- Ponto 4 da Ordem de Trabalhos: decidiu a Assembleia criar dois grupos de trabalho dependentes da Comissão Política. O Grupo 1 para tratar das questões da "Paz e Segurança no Médio-Oriente" e o Grupo 2 para tratar dos assuntos relativos à "desminagem". A reunião do Grupo 1 ficou marcada para o dia seguinte, ou seja, dia 21 de Setembro, às 9h30. Enquanto o presidente deste grupo elaborou uma explicação sobre a sua estratégia de trabalho, o presidente do Grupo 2 explicitou a importância da desminagem no processo de desenvolvimento económico e social. Para ilustrar a pertinência do Grupo 2, o representante jordano referiu existirem mais de 500 000l minas na fronteira entre Israel e a Jordânia.
- Ponto 5 da Ordem de Trabalhos: na troca de pontos de vista sobre as propostas da Comissão Europeia para um novo Plano de Acção a adoptar pelos Chefes de Estado e de Governo na reunião extraordinária de Barcelona (27 e 28 de Novembro de 2005), foi notória a vontade da Comissão em reforçar os meios financeiros e humanos no sentido de possibilitar o reforço das políticas de segurança e do partenariado entre a União e os países do Mediterrâneo. Asseverou ainda a vontade em avançar com compromissos concretos em detrimento dos diálogos excessivamente formais. No capítulo do reforço dos meios financeiros disse que uma parte dos mesmos poderão ser canalizados por intermédio do Programa MEDA.
- Ponto 6 da Ordem de Trabalhos: a Presidente Saïfi propôs a retirada deste ponto da ordem de trabalhos com vista a permitir a intervenção de outros parlamentares. A proposta foi aceite.
- Ponto 7 da Ordem de Trabalhos: a Presidente Tokia Saïfi apresentou um projecto de recomendação. Depois de efectuar uma explicitação sobre o mesmo, solicitou que fossem apresentadas sugestões e propostas de alteração até ao próximo dia 21 de Outubro. As propostas têm que ser apresentadas em duas línguas diferentes.
- A reunião terminou por volta das 20h00.

Lisboa, 12 de Outubro de 2005.
O Deputado do PS, José Luís Carneiro.

Nota: Os mencionados anexos encontram-se disponíveis para consulta nos serviços de apoio.

A Divisão de Redacção e Apoio Audiovisual.