O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5 | II Série C - Número: 028 | 18 de Julho de 2009

Ministro do Trabalho e da Segurança Social de Portugal, Vieira da Silva - a POBREZA a escala MUNDIAL foi o tema escolhido.
A tónica da intervenção foi no sentido da importância do combate a pobreza e da necessidade da sua presença no debate económico- social. Referiu o Ministro Vieira da Silva "A criação de equilíbrio nas negociações - diálogo social - tem de sair reforçado, de forma a uma mais adequada regulação financeira como garantia de mínimos sociais ...
,, Armando Guebuza (Presidente da República de Moçambique), a PRESERVAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS, foi a abordagem principal da sua intervenção.
A promoção de Programas de Combate ao HIV-SIDA, o desenvolvimento (social) sustentado dos países membros da OIT. A defesa de princípios do Direito ao Trabalho nas nossas Leis Laborais e na Lei da Função Pública. A Estratégica Nacional na Promoção do Emprego entre 2006-2015 (com apoio da OIT). Diálogo tripartido (Governo, Sindicatos e Empregadores). Indução ao desenvolvimento local: dar prioridade as necessidades locais. Criação de novos empregos - a criação de novos postos de trabalho sobretudo nas zonas rurais.
Lula da Silva (Presidente da República Federal do Brasil), abordada a questão dos trabalhadores emigrantes " ... nesta conjuntura são os "bodes expiatórios ...", afirmou o Presidente Lula. A OIT "não pode deixar que isso aconteça...", com referência, ainda, ao tratamento aos trabalhadores emigrantes.
A criação de uma vasta rede social, de ajuda as famílias. A compatibilização dos investimentos públicos com o apoio social e a empregabilidade. Uma maior mobilidade social. Programa de recuperação do trabalho infantil e a condenação ao trabalho forçado. Por fim foi enaltecido o trabalho da OIT.
Sarkozy (Presidente da República Francesa) falou, sobretudo, da crise económica e das medidas possíveis para a ultrapassar.