O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

15 | II Série C - Número: 019 | 21 de Fevereiro de 2011

Os projectos em curso no Cluster encontram-se sintetizados no quadro abaixo:

Projectos âncora 15 Projectos complementares – em torno de 5 pilares 1. Centro de conhecimento em materiais para a construção sustentável; 2. Pólo de conhecimento em tecnologias da construção sustentável; 3. Centro de competências para a sustentabilidade do Habitat.
1. Materiais e produtos para a construção sustentável; 2. Tecnologias e sistemas de construção e reabilitação; 3. Impacto e desempenho energético e ambiental; 4. Utilização de recursos naturais; 5. Economia e gestão da construção sustentável.

A Plataforma apresentou diversas actividades, realizadas ou em curso, envolvendo players do sector, bem como clusters internacionais do sector, promovendo desta forma o networking europeu. Em termos de execução física e financeira, foram aprovados e financiados, de Outubro de 2009 a Agosto de 2010, 19 projectos no âmbito do QREN, envolvendo empresas e associações empresariais, bem como entidades do sistema científico e tecnológico, nas áreas das PME’s, inovação, I&DT, SIAC, entre outros, representando um total de 35 milhões de euros de investimento total aprovado e 21 milhões de euros de incentivo total atribuído.

Questões adicionais suscitadas durante a audição8

Da audição da entidade gestora do Cluster Habitat Sustentável, foi referido o papel das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional na dinamização dos Clusters, a necessidade de um aprofundamento da cooperação entre pólos/clusters e a articulação semestral existente com as estruturas do QREN (POFC) ao nível dos sistemas de incentivos, para um melhor aproveitamento dos fundos comunitários.

Foi transmitido o papel do Cluster na facilitação de parcerias e no diálogo com os municípios, nomeadamente no âmbito de projectos do POVT – Parcerias para a regeneração urbana, e da importância das actividades de reconversão, reabilitação e regeneração urbana na dinamização das PME’s. Neste contexto, foi realçado o facto de o enquadramento normativo da actividade de regeneração não favorece o seu desenvolvimento.

A Plataforma para a Construção Sustentável manifestou a sua preocupação com o futuro além de 2013, nomeadamente tendo em consideração que importa dar tempo às estruturas como as entidades gestoras dos Pólos e dos Clusters para que se estabeleçam e consolidem no terreno, em particular pelo seu papel aglutinador e dinamizador de acções colectivas sectoriais, bem como de sensibilização e envolvimento dos actores locais.
8 A gravação da audição, bem como toda a documentação entregue pela entidade, estão disponíveis aqui.