O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2 | II Série C - Número: 019 | 21 de Fevereiro de 2011

COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÓMICOS, INOVAÇÃO E ENERGIA

Grupo de Trabalho – Pólos de Competitividade e Clusters

Relatório

Janeiro de 2011

Coordenador do Grupo de Trabalho: Deputado António Almeida Henriques

Índice Acrónimos 1. Introdução 2. Enquadramento, missão, composição e mandato do Grupo de Trabalho 3. As Estratégias de Eficiência Colectiva 4. Enquadramento financeiro das Estratégias de Eficiência Colectiva 5. Pólos de Competitividade e Tecnologia e Clusters 6. Audições 6.1. Cluster da Pedra Natural 6.2. Cluster Habitat Sustentável 6.3. Pólo de Competitividade das Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica 6.4. Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar 6.5. Pólo de Competitividade e Tecnologia das Indústrias de Refinação, Petroquímica e Química Industrial 6.6. Pólo das Tecnologias de Produção 6.7. Pólo de Competitividade e Tecnologia Agro-Industrial: alimentos, saúde e sustentabilidade 6.8. Pólo de Competitividade e Tecnologia da Energia 6.9. Cluster Agro-Industrial do Ribatejo 6.10. Cluster Vinhos da Região Demarcada do Douro 6.11. Cluster Agro-Industrial do Centro 6.12. Pólo de Competitividade e Tecnologia das Indústrias da Mobilidade 6.13. Cluster das Empresas de Mobiliário de Portugal 6.14. Pólo de Competitividade e Tecnologia das Indústrias de Base Florestal 6.15. Cluster das Indústrias Criativas na Região do Norte 6.16. Pólo de Competitividade e Tecnologia Turismo 2015 6.17. Pólo de Competitividade e Tecnologia Engineering & Tooling 6.18. Pólo de Competitividade da Moda 6.19. Pólo de Competitividade da Saúde 7. Conclusões / Recomendações 8. Anexos 8.1. Contributos remetidos ou apresentados durante as audições 8.2. Contributo remetido pelo Programa Operacional Factores de Competitividade

O Relatório na sua globalidade foi aprovado por unanimidade (ausência dos Grupos Parlamentares do PCP e PEV). Nas Conclusões, o ponto 12 mereceu a abstenção do PS, CDS-PP e BE, tendo o ponto 14 registado a abstenção do BE.