O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3 | - Número: 010 | 30 de Novembro de 2012
Nino Shioshvili, da Goegian Women’s Employment Supporting Association Amagdari Nato Shavlakadze, da Anti-violence Network of Georgia

Após este encontro, fui recebido pela Vice-Presidente do Parlamento da Geórgia, Rusudan Kervalishvili em reunião bilateral (APCE), com quem abordei as temáticas relacionadas com a situação da igualdade e da violência de género, do empoderamento das mulheres e da sua participação na vida política.
Daqui, segui de imediato para uma reunião de trabalho (UNDP) com cerca de duas dezenas de organizações de juventude dos partidos políticos, tendo feito duas intervenções, uma a abrir e outra a encerrar, incentivando os jovens a terem uma participação activa em defesa dos valores e não em busca de lugares ou empregos.
Seguidamente, tive uma reunião bilateral (APCE) com a Ministra Adjunta para as Pessoas Deslocadas Internamente dos Territórios Ocupados, Acomodação e Refugiados da Geórgia, Tamar Martiashvili, sobre a situação das mulheres vítimas deste conflito com a Rússia.
O almoço (UNDP) foi de trabalho, foi consagrado a uma troca de impressões com Nino Goguadze, membro do CEC – Central Electoral Commission da Geórgia, sobre o impacto das recentes alterações da legislação eleitoral no reequilíbrio de género nas instituições políticas.
Seguiu-se uma reunião (UNDP) com o Gender Equality Council do Parlamento da Geórgia, onde pontificavam os vice-presidentes da instituição parlamentar, Giorgi Tsereteli e Rusudan Kervalishvili.
De imediato, segui para uma outra reunião bilateral (APCE), com a Chefe do Departamento da Lei Pública Internacional do Ministério da Justiça, Tamar Tomashvili, com quem debati as temáticas aqui já abundantemente descritas.
Por fim, terminou esta maratona de reuniões com a Presidente do State Inter-Agency Council para a Prevenção da Violência Doméstica, Lali Papiashvili, para igual efeito.
Das reuniões que mantive com os principais representantes políticos ou altos funcionários, recolhi um sentimento muito favorável à Convenção para a Prevenção e o Combate à Violência Contra as Mulheres e a Violência Doméstica, uma grande vontade política de melhorar a legislação e implementar as infraestruturas de apoio às vítimas, todavia, com o calendário errado. Ou seja, pretendem ter tudo implementado, e só depois assinar e ratificar a Convenção. A todos fiz notar que, se todos os Estados membros procedessem da mesma forma, passariam dez anos e a Convenção ainda não estaria em vigor.

Assembleia da República, 25 de novembro de 2012.
O Deputado do PSD, José Mendes Bota.

ANEXO

SPEECH BY MR. MENDES BOTA, ON THE CONFERENCE ABOUT “WOMEN’S POLITICAL PARTICIPATION IN GEORGIA”, ORGANIZED BY THE UNITED NATIONS DEVELOPMENT FUND Tblisi, 2nd of July 2012

2012: Women’s ODYSSEY TOWARDS leaderhsip IN POLITICS

1. Introduction

When I think about women’s progress towards leadership positions – in politics as well as in the private sector – I cannot help thinking about a science-fiction movie which you probably know: ‘2001: a space odyssey’.
Perhaps some of you know this movie: in the history of mankind, at different times, a mysterious monolith appears. Every time, after this discovery, human technology makes a huge step forward.

Consultar Diário Original