O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

 

atribuídos a cada grupo parlamentar, o que não acontece aqui, na Comissão!

A Sr.ª Maria Celeste Cardona (CDS-PP): - Dá-me licença, Sr.ª Presidente?

A Sr.ª Presidente: - Faça favor.

A Sr.ª Maria Celeste Cardona (CDS-PP): - Sr.ª Presidente, se bem percebi, a partir do artigo 28.º será tudo votado em Plenário! É assim, Sr.ª Presidente?

A Sr.ª Presidente: - É, sim, Sr.ª Deputada!
Srs. Deputados, vamos, então, proceder à votação do PIDDAC e às respectivas propostas de alteração.
Vamos iniciar estas votações pelo PIDDAC relativo ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, já que este não tem qualquer proposta de alteração, o que, para início de votações, é muito bom.

O Sr. Joel Hasse Ferreira (PS): - Vamos iniciar as votações pelo PIDDAC relativo ao Ministério dos Negócios Estrangeiros?

A Sr.ª Presidente: - Sim, já que não foi apresentada qualquer proposta de alteração ao PIDDAC relativo a este Ministério.

O Sr. Lino de Carvalho (PCP): - Dá-me licença, Sr.ª Presidente?

A Sr.ª Presidente: - Faça favor.

O Sr. Lino de Carvalho (PCP): - Sr.ª Presidente, se não há propostas de alteração, não há problemas. No entanto, de acordo com as opções que acabámos de tomar, a Comissão terá de votar o PIDDAC e pouco mais, mais alguns artigos.
Da nossa parte, seguindo o mesmo critério dos outros anos e para facilitar os nossos trabalhos, não pretendemos discutir as propostas uma a uma, mas haverá algumas em relação às quais os meus camaradas Deputados quererão autonomizar e sobre elas fazer uma intervenção.
Acontece que - por, porventura, eu ter percebido mal -, aquando da última reunião da Comissão de Economia, Finanças e Plano, sugerimos que não se deveria começar a votar antes de amanhã de manhã.
Portanto, se hoje votarmos capítulos do PIDDAC em relação aos quais não há propostas de alteração, tudo bem… Mas como a Comissão pouco mais tem para votar do que o PIDDAC, talvez fosse melhor começarmos amanhã de manhã e levar tudo a eito, já que daqui a meia hora teremos de interromper os trabalhos da Comissão por causa da sessão solene de boas-vindas a Sua Ex.ª o Presidente da República Federativa do Brasil.
No entanto, é uma questão que deixo para ponderação da Sr.ª Presidente.

A Sr.ª Presidente: - Muito obrigada, Sr. Deputado.
Tem a palavra o Sr. Deputado Joel Hasse Ferreira.

O Sr. Joel Hasse Ferreira (PS): - Sr.ª Presidente, pode ser que não haja alterações para o PIDDAC relativo ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, mas nós temos propostas de alteração…

A Sr.ª Presidente: - Têm propostas de alteração, mas não para o PIDDAC, Sr. Deputado.

O Sr. Joel Hasse Ferreira (PS): - Tem razão, Sr.ª Presidente, são para os fundos do Ministério.
Nesse caso estamos de acordo com a proposta do Deputado Lino de Carvalho, que é a de iniciarmos as votações amanhã de manhã, Sr.ª Presidente.

O Sr. Rui Rio (PSD): - Sr.ª Presidente, peço a palavra.

A Sr.ª Presidente: - Faça favor.

O Sr. Rui Rio (PSD): - Sr.ª Presidente, para poder pronunciar-me sobre a proposta do Sr. Deputado Lino de Carvalho, preciso de saber quando é que a reunião da Comissão de Economia, Finanças e Plano tem de terminar os trabalhos. É às 17 horas e 30 minutos?

A Sr.ª Presidente: - Temos de terminar a reunião às 17 horas, Sr. Deputado.

O Sr. Rui Rio (PSD): - Se é às 17 horas que temos de terminar a reunião, estou de acordo com a proposta do Sr. Deputado Lino de Carvalho, Sr.ª Presidente.

A Sr.ª Maria Celeste Cardona (CDS-PP): - Peço a palavra, Sr.ª Presidente.

A Sr.ª Presidente: - Tem a palavra.

A Sr.ª Maria Celeste Cardona (CDS-PP): - Sr.ª Presidente, quero também apoiar a proposta do Deputado Lino de Carvalho no sentido de só amanhã de manhã se começar a votar o PIDDAC, com um argumento acrescido, se a Sr.ª Presidente e os colegas me permitem, que é o de eu própria também necessitar de algum tempo para me organizar relativamente às propostas, dada a minha inexperiência nesta matéria. Para além do mais, penso que talvez valesse a pena fazermos, em relação ao PIDDAC, as votações todas de seguida. Ora, como temos de terminar os trabalhos hoje às 5 horas da tarde, apoio a proposta do Sr. Deputado Lino de Carvalho.

A Sr.ª Presidente: - Também nada tenho a opor a esta proposta.

O Sr. Octávio Teixeira (PCP): - Peço a palavra, Sr.ª Presidente.

A Sr.ª Presidente: - Faça favor, Sr. Deputado.

O Sr. Octávio Teixeira (PCP): - Sr.ª Presidente, para aproveitar a meia hora de trabalho que ainda nos resta, sugiro que se vote o articulado que temos de votar na Comissão, ou seja, que se comece pelo articulado em vez do PIDDAC.

A Sr.ª Presidente: - Sr. Deputado, só tenho uma dúvida acerca disso, que é a seguinte: se todas as propostas de alteração ao articulado já deram entrada na mesa, porque, se assim não for, mais tarde, podemos ter de recuar. E, neste momento, tenho na mesa um conjunto de propostas de alteração, ao qual ainda não dei entrada.
Portanto, o problema é só este…