O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

 

Estimamos é que agora entre a primeira e a segunda leitura não se estrague um trabalho que estava a correr tão bem. E até estamos com algum receio que haja quem possa ser discriminado nesta fase e preocupa-nos que alguns dos que aqui estão, além de nós, possam também ser discriminados. Vemos até com muita preocupação isso, Sr. Presidente.
Tememos, portanto, que o trabalho de revisão constitucional saia da sua sede própria, que é a Comissão Eventual para a Revisão Constitucional, para sedes partidárias que não correspondem àquilo que entendemos como o caminho adequado para prosseguir a análise da revisão constitucional.
Finalmente, queria só partilhar uma preocupação que foi referida e que não tem a ver com a mesa nem com o Sr. Presidente, mas que tem a ver com o funcionamento da Assembleia, que é o atraso na publicação das actas. É um problema velho da Assembleia, o antigo Presidente Barbosa de Melo, que aqui está também, ouviu muitas vezes queixas em torno disso. É um velho problema da Assembleia, repito, com o qual mais uma vez nos defrontamos e com inconvenientes evidentes, pois precisamos de ler as actas para a segunda leitura.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, gostaria de deixar algumas notas apenas, sem ser em jeito de retribuição de cumprimentos, embora obviamente agradecendo sensibilizado as referências que foram feitas à condução dos trabalhos.
Em primeiro lugar, devo dizer que penso que estamos todos de parabéns por termos conseguido, em tempo côngruo, dar conta desta primeira leitura. Da minha parte, tenho a registar com toda a satisfação o empenho dos Deputados e dos partidos nesta tarefa.
Em segundo lugar, o nosso mandato termina no dia 24 e, portanto, por maioria de razões, temos de nos congratular pelo facto de termos terminado a primeira leitura sem necessidade de ter pedido um novo prolongamento antes de terminar este.
No início dos trabalhos, depois das férias de Natal, teremos de reunir para voltar a pedir um prolongamento para iniciarmos a segunda fase dos nossos trabalhos. Fá-lo-ei logo que nos voltemos a reunir aqui na Assembleia da República.
Em terceiro lugar, quanto à transcrição das actas, não me dei ao trabalho de vos transmitir as diligências que tomei, oralmente e por escrito, sucessivas e reiteradas, para obter essa transcrição. Em todo o caso, tenho notícia de que vão ser tomadas medidas extraordinárias, inclusive a contratação externa do trabalho de transcrição.
Penso, portanto, que (aqui já sem garantias de satisfação em tempo côngruo, mas de alguma recuperação do atraso estabelecido) podemos alimentar algum optimismo nesta matéria.
Srs. Deputados, nada mais havendo a tratar, desejo um bom Natal para todos e boas férias.
Está encerrada a reunião.

Eram 18 horas e 50 minutos.

A DIVISÃO DE REDACÇÃO E APOIO AUDIOVISUAL